Graphic novel Um Outro Pastoreio integra Catálogo HQ Brasil, com lançamento em Portugal

Uma notícia fantástica! Justamente, quando a novela gráfica Um Outro Pastoreio vai ganhar a segunda edição – comemorativa aos 10 anos da publicação original – o livro tem a honra de participar do Catálogo HQ Brasil. Publicação que compila “67 Histórias em Quadrinhos e três coleções lançadas entre 2008 e 2018, apresentando uma relevante amostra da extensa lista de quadrinhos nacionais publicados na última década”.

O livro é uma realização da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e com o Itamaraty, e dá início ao programa “Brasil em Quadrinhos”, criado pelo Itamaraty, que prevê diversas ações para promoção do quadrinho nacional no exterior. Segundo Fabrizio Andriani, coordenador da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, o “projeto será desenvolvido em parceria com diversos artistas, editoras e, no nosso caso, eventos de HQs”.

O lançamento do Catálogo HQ Brasil ocorre no próximo dia 31 de maio, em Lisboa, com o incentivo da Embaixada Brasileira em Portugal. O evento de lançamento, na capital de Portugal, terá a presença do jornalista e tradutor Érico Assis, dos quadrinistas e ilustradores Rodrigo Rosa e André Diniz, além de Rui Brito, da editora portuguesa de HQ Polvo, para um bate-papo sobre quadrinhos brasileiros e sua participação no mercado internacional.

Catalogo HQ Brasil 01 CAPA.jpg
Capa do Catálogo HQ Brasil (Arte: Camilo Maia)

O Catálogo HQ Brasil tem edição de Érico Assis, diagramação e projeto gráfico de Camilo Maia (da Editora Livrinho de Papel Finíssimo), que assina também a capa do catálogo, com inúmeros personagens das HQs selecionadas. A edição terá 400 exemplares, sendo 300 dirigidos ao Itamaraty para distribuição em todas as embaixadas brasileiras no exterior. As demais cópias serão destinadas aos autores participantes do projeto, à Bienal e às Gibitecas.

Catalogo HQ Brasil 03 PANORAMICA.jpg
Catálogo HQ Brasil: capa, contracapa e orelhas da formam uma imagem panorâmica com os personagens das HQs incluídos na publicação (Arte: Camilo Maia)

UM OUTRO PASTOREIO

Ilustrada por Indio San e escrita por Rodrigo dMart, a novela gráfica “Um Outro Pastoreio“ é livremente inspirada na lenda sul-brasileira do Negrinho do Pastoreio, mais conhecida pela versão do escritor João Simões Lopes Neto.

A graphic novel incorpora elementos da religiosidade afro-brasileira, apresentada em uma narrativa não linear, com uma linguagem híbrida, mesclando desenho, poesia, história em quadrinhos, fotografia, literatura, teatro de bonecos e ilustração digital.

um_outro_pastoreio_pgs_24_25
Página dupla da graphic novel “Um Outro Pastoreio”

Fruto de um trabalho criativo de cinco anos, a publicação foi lançada de forma independente pelos autores, em 2010, através de uma ação – na época, pouco difundida e utilizada no Brasil – de financiamento coletivo (crowdfunding).

A segunda edição do livro será lançada através do edital do Concurso Pró-cultura RS FAC do Folclore, com a edição de 1000 exemplares e proposta de circular com a obra, realizando ações educativas sobre o processo de criação do projeto e as relações entre arte, folclore, design e histórias em quadrinhos nas cidades de PelotasSanta Maria e Porto Alegre (RS). Produção cultural de Yara Baungarten, da Imagina Conteúdo Criativo.

um_outro_pastoreio_capa
Capa da graphic novel “Um Outro Pastoreio”

Saiba mais sobre a graphic novel Um Outro Pastoreio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s