Discos e Festivais
Freak Brotherz lança seu terceiro disco – Guerra declarada – 2021
Nos últimos anos estamos sendo massacrados pela perda dos mais diversos direitos, mas “quando alguns lutam contra e não aceitam parados” e gritam com toda força “pelo direito de pensar, pelo direito de existir, pelo direito de lutar”, é porque está na hora de “realmente parar”, pois “existem outros meios para se mudar de vida”. Essas são algumas frases encontradas no mais novo trabalho da banda de Pelotas, os Freak Brotherz, intitulado “Guerra declarada” que será lançado nas plataformas digitais.
Formada no final do século passado pelos irmãos Solano e Danilo Ferreira, a banda vem traçando seu caminho pela música autoral falando do seu cotidiano, e no caso do seu terceiro disco, o mais politizado dos três álbuns que a banda já lançou. Conforme Danilo, “a música que leva o nome do disco (Guerra declarada) surgiu de ideias e anotações que fui fazendo ao longo do ano de 2019, e na véspera da última sessão de vozes do disco, escrevi a letra em cima de umas ideias que eu e o Solano havíamos já rabiscado”.
O terceiro disco foi gravado e produzido pelo guitarrista Igo Santos, juntamente com a banda, entre 2019 e 2020, contendo 12 faixas de composições inéditas e outras já conhecidas pelo público da banda como as músicas “Tô ficando cansado”, “Não abuso da sorte” e “Mudar”. Participaram da gravação o DJ Pedrinho e o percussionista Doug. O material gráfico ficou por conta do artista gráfico rio grandinho, Law Tissot. Segundo Danilo, “a ideia de convidar o Law foi do Solano, que já conhecia bem o trabalho dele. No final das contas, o universo CyberPunk que é o cenário das estórias do Law acabou fechando com toda essa distopia que acabamos vivendo em 2020, com a pandemia, negacionistas, fanáticos e toda essa regressão civilizatória”.
Outra participação do disco ficou por conta do Raul Ferreira, filho do Solano, na música “Tô ficando cansado”. No dia da gravação das vozes “o Raul estava acompanhando o pai dele, e enquanto estavam sendo gravadas as vozes ele começou a cantar junto e resolvemos acrescentar no disco”, conta Igo Santos.
O primeiro vídeo clipe produzido do álbum foi da música “Guerra declarada”, faixa título do novo disco, produzido pela Mayhem Produções foi lançado no início de dezembro. Para Danilo “o clipe de Guerra Declarada acabou virando meio que um manifesto visual contra todos esses absurdos que criticamos na música”. O clipe está disponível no canal da banda no Youtube.
O disco Guerra declarada da banda Freak Brotherz e os outros dois discos lançados anteriormente, o Dentro da ideia (2007) e o Guerra invisível (2016), estão disponíveis para streaming e download nas plataformas musicais como Spotify, Napster, Deezer, Amazon Music, Pandora, Tik Tok, entre outras. O álbum Guerra declarada foi financiado através do edital de Pró Cultura da Secretaria de Cultura de Pelotas.
Freak Brotherz são:
Danilo Ferreira: Vocal
Solano Ferreira: Baixo e vocal
Igo Santos: Guitarra e vocal
Clovis Motta: Bateria e vocal
Links
Vídeo Guerra declarada: https://www.youtube.com/watch?v=dILeC2QwG9w
Spotify: https://open.spotify.com/album/3VwQ4oTVHDTZIDDbPD6foe?si=LbSqmeIlQAmzlbH13-e45A
Napster – https://br.napster.com/artist/freak-brotherz/album/guerra-declarada
Deezer – https://www.deezer.com/br/album/192929252
Amazon Music – https://music.amazon.com.br/albums/B08QGH26