UM OUTRO PASTOREIO – 2020

Graphic novel “Um Outro Pastoreio” tem segunda edição com novidades

A narrativa em história em quadrinhos criada pelo escritor Rodrigo dMart e o ilustrador Indio San ganha nova versão, nos 10 anos da publicação original. O projeto de “Um Outro Pastoreio” envolve literatura, design e artes visuais para contar uma jornada de fé e de imaginação, com elementos da mitologia afro-brasileira e de lendas sul-rio-grandenses.

A novela gráfica “Um Outro Pastoreio” é a uma parceria entre o ilustrador Indio San e do jornalista e músico Rodrigo dMart, que teve sua primeira tiragem lançada e esgotada entre 2010 e 2012. O livro foi considerado um dos mais relevantes impressos em quadrinhos no Brasil, entre os anos 2008 e 2018 e teve menção no catálogo HQ Brasil, coprodução do Itamaraty com a Embaixada Brasileira de Portugal.

Uma história brasileira e universal

“Um Outro Pastoreio” trata das jornadas de Iansã, a Deusa dos Ventos e das Tempestades, e de Simão, um velho peregrino. É um tempo desolador e uma horda de guerreiros invasores espalha terror e destruição. Assim, a deusa e o ancião precisam agir para garantir o futuro do Mundo dos Homens e dos Orixás. Para isso, Iansã e Simão recriam a lenda do Negrinho do Pastoreio, um escravo que tinha o dom de encontrar coisas perdidas.

A novela gráfica é uma fábula sobre a procura da esperança e da fé. Ela trata de preconceitos, intolerâncias e de questões ambientais e, sobretudo, do poder da imaginação. É uma história original, livremente inspirada na lenda “O Negrinho do Pastoreio” – conhecida pela versão do escritor regionalista João Simões Lopes Neto (1865-1916), publicada no início do século XX. A trama agrega também elementos da religiosidade afro-brasileira e da mitologia dos orixás. Deste modo, o projeto procura criar pontes entre a literatura, o folclore e as histórias em quadrinhos, valorizando a diversidade da cultura brasileira com uma visão contemporânea e universal.

“Um Outro Pastoreio”: quadrinhos, literatura e artes visuais

Indio San e dMart se debruçaram durante cinco anos na produção do livro, que mescla fotografia, desenho, teatro de bonecos e ilustração digital. Um Outro Pastoreio” é um trabalho no qual texto e imagem transitam entre a literatura e a arte sequencial: um diálogo que apresenta elementos tanto de um livro ilustrado quanto de uma graphic novel.  A proposta da segunda edição de “Um Outro Pastoreio” tem o financiamento do edital FAC do Folclore, do PROCULTURA/SEDAC-RS e foi coordenada pela produtora e jornalista Yara Baungarten, da Imagina Conteúdo Criativo.

Os autores

RODRIGO DMART (Rodrigo Nolte Martins, Pelotas/RS, 1974) é músico, jornalista, escritor e produtor cultural. Pós-graduado em Desenvolvimento de Jogos Digitais (PUC-RS), é jornalista na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS, tendo trabalhado na TVErs por 15 anos. Na música, atua como baterista e letrista na banda Doidivanas e no projeto AND. dMart é autor dos livros “Zeca Bum – Chaminé Não é Vulcão” e “O Último Homem na Lua”, ao lado do artista Antônio Augusto Bueno.

INDIO SAN é pseudônimo e marca registrada de Everson Nazari (Santiago/RS, 1978). Trabalhando em São Paulo há mais de uma década, o autor, que é formado em design gráfico pela UFSM, mantém na capital paulista o estúdio DsLab Laboratório de Desenhos. Também é professor de design gráfico e digital no Istituto Europeo de Design (IED/SP).

Dados da publicação

Um Outro Pastoreio

Textos de Rodrigo dMart | Ilustrações de Indio San

Imagina Conteúdo Criativo (2ª Edição – 2020)

R$ 50,00 | 192 páginas | 16x23cm | aprox. 400 gr.

ISBN: 9786580459032