RODRIGO DMART

RODRIGO DMART (Pelotas, RS, 1974) é músico, escritor, artista visual e jornalista, formado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). É pós-graduado em Desenvolvimento de Jogos Digitais, da PUC-RS. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (IFRS/Porto Alegre).

Entre 2002 e 2014, trabalhou como editor na Televisão Educativa do Rio Grande do Sul (TVErs) e, em 2011, foi Coordenador de Criação e de Projetos Especiais na emissora, representando o canal na Rede Tal (Televisión America Latina). Trabalhou no programa Estação Cultura e no Jornal da TVE. Em 2004 e 2005, também na TVE produziu e dirigiu o Sonora Tribo, ao lado de Yara Baungarten, programa focado na música instrumental produzida no RS. Em 2011, dMart dirigiu o novo conceito do programa Galpão Nativo, da TVE, apresentando a diversidade da música e da arte regional do sul do Brasil e do Mercosul.

Em 2015, assumiu a produção de programas na Rádio FM Cultura, 107.7, que está integrada à Fundação Cultural Piratini. Realizou o programa Discoteca Brasileira, com apresentação do DJ Piá.

dmart_pb.jpg

Em 2001, foi coordenador de Música e Artes Cênicas da Secretaria de Cultura de Pelotas (RS), na qual desenvolveu e participou de projetos como o “277”, “Foco na Área”, “Domingo no Parque”, “Aldeia Brasil”, entre outros, com a realização de shows de Hermeto Pascoal, Lobão, Maurício Pereira, Luiz Tatit e mais de 100 espetáculos locais.

Desde 1995, integra a banda Doidivanas, projeto de fusão do rock com os regionalismos gaúcho e latino-americano, com quem lançou quatro álbuns – “Liber Pampa” (1998), HQ/CD “Doidivanas & Libório” (1999), “Viagem ao Sul da Terra” (2002) e “Nosotros” (2008),  atuando como letrista, compositor e produtor executivo. Entre 2009 e 2010, criou e participou da banda de afro-metal The Dancing Demons. Agora, dMart prepara seu primeiro álbum solo.

Editou o e-book e o livro impresso “Aprenda a Organizar um Show”, do produtor cultural Alê Barreto, lançado pela Imagina Conteúdo Criativo, em maio de 2008.

Como escritor e roteirista, é autor da novela gráfica Um Outro Pastoreio, ao lado do ilustrador Everson “Indio San” Nazari. Atualmente, pesquisa e escreve o livro de terror “A Escadaria” e a novela gráfica “Lobos e Borboletas” (novo projeto com Indio San).

Em parceria com  o artista plástico Antônio Augusto Bueno, dMart desenvolve dois projetos de livro/arte, exposição e ação educativa, sendo o primeiro intitulado “O Último Homem na Lua.

Também desenvolve projetos em videoarte, performance, fotografia e transmídia com a artista visual e jornalista Yara Baungarten, como o projeto “Cabeça de Televisão“.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.