O projeto “O fio da memória” pretende através da literatura infantil ser um instrumento para visibilizar a tradição da cultura oral africana na transmissão de saberes, contação e criação de histórias.
Voltado para o público infantil, o livro conta a história de uma guriazinha negra e bem “perguntadeira” que se surpreende ao ver a tia em frente ao espelho do banheiro arrancando fios de cabelo branco da cabeça com uma pinça. A garotinha se pergunta: porque os cabelos vão perdendo a cor e qual a necessidade de arrancá-los? Insatisfeita com a resposta da tia, ela recorre a avó.
É com a matriarca da família que ela descobrirá o valor de cada fio branco como uma fonte infindável de boas histórias e lindas memórias.
A proposta conta com um livro ilustrado e uma ação educativa online. A autora é Fabiana Sasi, com ilustrações de Sílvia do Canto. A produção é de Yara Baungarten e diagramação de Gilberto Menegaz.
Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20