CANTOS DO SUL DA TERRA

Projeto de gravação de disco, ações educativas e show de lançamento do álbum Cantos do Sul da Terra, de Demétrio Xavier teve financiamento do Fumproarte (Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural), em 2015, em Porto Alegre, com proposição e assessoria de imprensa da Imagina Conteúdo Criativo.

Cantos do Sul da Terra é o terceiro trabalho em estúdio do músico e radialista Demétrio Xavier, que comemora seus 30 anos de carreira e contempla importantes compositores do continente sul-americano.

Capa do disco de Demétrio

O álbum Cantos do Sul da Terra celebra a música popular e folclórica do cone sul da América. No repertório do disco, são apresentadas obras do cancioneiro de inspiração folclórica do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile.

Entre as 14 faixas, estão textos e composições de Atahualpa Yupanqui, Victor Jara, Daniel Viglietti, Mario Benedetti, Violeta Parra, além de obras autorais, tanto com letra e música de Demétrio quanto em parceria com Marco Aurélio Vasconcellos.

 “Benedetti sabe e nós também que a consigna ‘o Sul também existe’ significa que o Sul existe acima de tudo; quase ou às vezes significará, mesmo, que só o Sul existe, abarcando todas as coisas, querência sem medida, polo sem antípoda, magneto único do Cosmos de Torres García”, afirma Demétrio Xavier no texto de apresentação do álbum.

A escolha do título é uma homenagem ao programa criado e conduzido por Demétrio entre 2011 e 2018 na rádio FM Cultura de Porto Alegre (RS). Não apenas o nome faz essa referência: as canções são costuradas com trechos de poesia e a atmosfera do programa é, em alguma medida, recriada no álbum.

Encarte do disco, com os participantes

O projeto conta com as participações dos artistas gaúchos Marco Aurélio Vasconcellos, Daniel Wolff e Marcelo Delacroix e dos hispano-americanos Raúl Noriega, Laura Peralta e Golondrina Ruiz, da Argentina, e María Elena Mello, do Uruguai.  A produção musical do álbum é do flautista e arranjador Pedrinho Figueiredo.

O disco Cantos do Sul da Terra tem financiamento do Fumproarte (Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural) e foi gravado em Porto Alegre entre 2016 e 2017, com a produção executiva de Márcio Gobatto, design e audiovisual de Juliano Ambrosini – Bumba Produz e coordenação da Imagina Conteúdo Criativo.

DEMÉTRIO XAVIER

Cantor, radialista e violonista porto-alegrense especializado na pesquisa e interpretação do nativismo platino. Atuando no Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, Demétrio Xavier enfatiza seu trabalho na obra do mestre maior do gênero, Atahualpa Yupanqui, a quem conheceu pessoalmente, em Buenos Aires, em 1990.

Em 1998, o músico gravou o CD independente “Camino – Demétrio Xavier interpreta Atahualpa Yupanqui”. Em 2005, lançou o álbum duplo “O Pajador Perseguido”, com a gravação da versão em espanhol e de tradução para o português do grande poema de Yupanqui. Entre 2011 e 2018, Demétrio Xavier produziu e apresentou o programa Cantos do Sul da Terra, na rádio FM Cultura de Porto Alegre. O programa retornou à radio em 2020.

ARTISTAS HISPANOS-AMERICANOS

RAÚL NORIEGA é nascido em uma família de músicos e influenciado pelos artistas de sua região. O percussionista argentino dedica-se aos ritmos folclóricos há mais de 20 anos, com seu grupo La Fangosa. Seu instrumento mais característico é o “bombo legüero”, com o qual irá participar de algumas das faixas do disco Cantos do Sul da Terra.

MARÍA ELENA MELO é cantora e compositora uruguaia, com formação clássica em oboé e popular em violão. Desenvolveu sua carreira musical voltada para o canto e o folclore do Uruguai, atuando em orquestras e também como educadora. Tendo realizado turnês pela França e Espanha, atualmente, María Elena prepara dois novos CDs, com tangos e milongas, unindo composições do Uruguai e da Argentina.

Laura Peralta em apresentação para o público gaúcho

LAURA PERALTA foca sua carreira no cancioneiro tradicional do norte argentino, apresentando-se em vários países, como México, Cuba, Alemanha e Suíça. Dedicada à docência e difusão do canto na Argentina, tem um disco duplo gravado, intitulado “Bagualas y Bagualeros”, com compilação de ritmos e poetas da região de Salta.

GOLONDRINA RUIZ é o pseudônimo de Rafael Ricardo Ruiz (Argentina, 1947). Atua como folclorista, recitador e difusor cultural. Seu trabalho cultural também abrange atuações como roteirista, ator e diretor, sobretudo na Festa Nacional da Vindima, da Província de Mendoza, na Argentina.

ARTISTAS GAÚCHOS

MARCELO DELACROIX é músico, compositor, cantor, arranjador, produtor e educador musical. Cursou o Bacharelado em Música na UFRGS, com ênfase no violão.

MARCO AURÉLIO VASCONCELLOS é cantor e compositor nativista, iniciando a carreira com o grupo Os Posteiros. Ao longo dos anos, obteve os principais prêmios da Califórnia da Canção.

DANIEL WOLFF é violonista, compositor, arranjador e professor, com atuação tanto na área erudita quanto popular. Foi o primeiro doutor em violão do Brasil.

Demétrio Xavier e Raúl Noriega em Cevadas de Palavra, na Fundação Ecarta

AÇÕES EDUCATIVAS E SHOW DE LANÇAMENTO

Durante o ano de 2016, os convidados do disco participaram do evento “Cevadas de Palavra“, uma série de encontros sobre suas trajetórias musicais, estilos e pesquisas rítmicas. Sediado na Fundação Ecarta, as ações educativas eram gratuitas e abertas a todos os interessados.

O show do lançamento aconteceu no Theatro São Pedro, em 2018. Estiveram presentes os músicos e artistas que participaram do álbum, vindos da Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul.

Teatro cheio para a música do cone sul

A proposta contou ainda com uma ação formativa ministrada por Demétrio Xavier na Escola Municipal Villa-Lobos, seguida por espetáculo musical para alunos e professores da instituição.