Artesanato gaúcho produzido na Costa Doce é foco de projetos culturais

Agora o papo é artesanato: criativo, sustentável e fonte de emprego e renda.

A produção de projetos culturais no setor de artesanato, economia circular e terceiro setor é uma das vertentes da Imagina Conteúdo Criativo.

Em Pelotas, Yara Baungarten e Rodrigo dMart estiveram em encontro com as associações de artesãs que têm a loja de artesanato da Costa Doce, no Mercado Central da cidade.

São os grupos Redeiras, Ladrilã e Bichos do Mar de Dentro que, com suas gestoras e artistas, gerenciam o espaço mostrado nas fotos.

Representantes dos três grupos com Yara Baungarten

Parceira de projetos com a Imagina Conteúdo Criativo, a artesã Tânia Furtado mantém também a loja vizinha, com trabalhos manuais seus e do grupo Ladrilã.

Tânia e Rodrigo dMart na loja

A Ladrilã – Associação de Artesãos surge em 2010, fruto da reunião de produtores rurais que buscavam encontrar formas de agregar valor à lã e fomentar seu uso na produção artesanal, trabalhando no conceito da “nova ruralidade”, com o viés da pluriatividade, articulando arte, turismo, lazer, consumo, associativismo e sustentabilidade. Hoje, o grupo agrega cerca de 15 membros das cidades de Pelotas, Pedras Altas, Jaguarão e Arroio Grande.

A Associação de Artesãs Redeiras do Extremo Sul trabalha reciclando escamas de peixe, redes de pesca e couro de peixe. A formação do grupo contou com orientação do Sebrae/RS, que auxiliou na execução do planejamento de cada etapa do projeto, na criação das peças e na administração da coleção. Conheça as biojoias e o trabalho das Redeiras em www.redeiras.com.br

Já a Associação Bichos do Mar de Dentro tem seus produtos são inspirados em mais de 30 animais da região sul do RS, entre eles quero-quero, cardeal, a coruja buraqueira, o cisne-de-pescoço-preto, a capivara, o jacaré-de-papo-amarelo, jararaca-da-praia, ratão-do-banhado, peixe-anual, tartaruga tigre-d’água, entre outros. Todos correm sérios riscos por conta da degradação do ecossistema das lagoas.

Loja no Mercado Central de Pelotas:

  • Localização:
    Mercado Central, Banca 43
    Pelotas, RS – Brasil
  • Telefone:
    053 98117-3628 (Redeiras)
  • Horário comercial:
    Seg – Sexta: 9:30h às 18:00h
    Sábado: 9:30h às 16:00h

1 comentário Adicione o seu

  1. Lilia Nolte Martins disse:

    A arte se expressa de uma maneira espontânea, levando o artista a criar. Parabéns artesãs. Prossigam com seu belo trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.