Obra musical do compositor e percussionista gaúcho Giba Giba, criador do Festival Cabobu, é reverenciada em podcast Discografando

Musicatessen, central de podcasts comandada pelo jornalista e músico Eduardo Dable Osorio, recebe novo programa para tratar das discografias de importantes nomes do cenário da música. Giba Giba é o artista escolhido para o primeiro episódio.

O músico Giba Giba em imagem de Diego Coiro

No ano de 2023 acontece a terceira edição do Festival Cabobu, em Pelotas, e com a confirmação do evento e o patrocínio do Edital Natura Musical, olhos e ouvidos se voltam para a história do projeto, que em 1999 e 2000 foi capitaneado por Giba Giba, músico pelotense que se destacou pelo uso do tambor de sopapo em toda a sua carreira.

Circulando entre gêneros musicais regionais, percussivos e autorais, com composicoes próprias que se mantém atuais, Giba Giba (1936-2014) marcou presença como atuante personalidade em prol da valorização e entendimento da cultura e sociedade negra no Rio Grande do Sul. Foi carnavalesco, cantor e ator, diretor de teatro e musicais. Idealizou e concretizou o projeto CaBoBu, com festival musical e com a construção de 40 tambores de sopapo, instrumento de grande formato e sonoridade grave, que no início dos anos 2000 esteve em vias de descontinuidade.

Capa de Outro Um, disco de Giba Giba

Ao analisar a trajetória de Giba, Eduardo Osorio e a equipe da Imagina conteúdo criativo sinalizaram a importância de tratar sobre a obra gravada do músico, que teve um único disco em vinil lançado em 1992, com o nome de Outro Um, mais tarde convertido para mídia em CD, com seis músicas adicionais.

O jornalista Eduardo Osorio no estúdio da FM Cultura

Assim surge o Discografando, ideia já acalentada pelo jornalista Osorio, e que encontra na produção do disco de Giba Giba uma rica fonte para escutar, pesquisar e valorizar. O episódio conta com inúmeras entrevistas, como a do músico e produtor do disco, Nelson Coelho de Castro, tratando dos dias de gravação, do filho de Giba, Edu do Nascimento, falando da convivência com o pai até artistas contemporâneos como Nina Fola e Pâmela Amaro, que dão conta do legado artístico e ativista de Giba Giba.

Discografando pode ser ouvido na central Musicatessen do Spotify e do Anchor, e através deste link.

O festival Cabobu acontece entre 21 e 23 de abril, em diversos locais da cidade de Pelotas, sempre com entrada franca. 

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.