Hoje estamos em festa! É dia de celebrar junto com nosso ancião contador de histórias, Simão, e nossa deusa dos ventos e das tempestades, Iansã, personagens da novela gráfica “Um Outro Pastoreio“, que tem roteiro de Rodrigo dMart e ilustrações de Indio San.
A segunda edição do livro foi classificada no edital do Concurso Pró-cultura RS FAC do Folclore. Nossa proposta é publicar 1000 exemplares e circular com a obra, realizando ações educativas sobre o processo de criação do projeto e as relações entre arte, folclore, design e histórias em quadrinhos nas cidades de Pelotas, Santa Maria e Porto Alegre (RS). Produção cultural de Yara Baungarten, da Imagina Conteúdo Criativo.

UM OUTRO PASTOREIO
Ilustrada por Indio San e escrita por Rodrigo dMart, a novela gráfica “Um Outro Pastoreio“ é livremente inspirada na lenda sul-brasileira do Negrinho do Pastoreio, mais conhecida pela versão do escritor João Simões Lopes Neto.
A graphic novel incorpora elementos da religiosidade afro-brasileira, apresentada em uma narrativa não linear, com uma linguagem híbrida, mesclando desenho, poesia, história em quadrinhos, fotografia, literatura, teatro de bonecos e ilustração digital.
Fruto de um trabalho criativo de cinco anos, a publicação foi lançada de forma independente pelos autores, em 2010, através de uma ação – na época, pouco difundida e utilizada no Brasil – de financiamento coletivo (crowdfunding).

SINOPSE
“Um Outro Pastoreio” trata de duas jornadas.
Iansã, a Deusa dos Ventos e das Tempestades, viaja ao Mundo dos Homens para resgatar Ogum, o Senhor da Guerra e da Tecnologia. Simão, um velho peregrino, parte em busca de sua fé na companhia de um menino.
Mas não será uma tarefa fácil. É um tempo sombrio e desolador no qual uma horda de guerreiros invasores espalha terror e destruição.
O futuro do Mundo dos Homens e dos Orixás depende do sucesso de Iansã e Simão. Eles precisam recriar a lenda de um escravo que tinha o dom de encontrar coisas perdidas: o Negrinho do Pastoreio.
OS AUTORES
- Os autores e as criaturas: Rodrigo dMart, escritor, e Indio San, ilustrador – Divulgação de 2010 – Fotografia: Yara Baungarten
INDIO SAN é pseudônimo e marca registrada de Everson Nazari (Santiago/RS, 1978). Trabalha como diretor associado da Santa Transmedia, é professor de design gráfico e digital no Istituto Europeo de Design (IED/SP). É designer, ilustrador e diretor de arte. Já figurou coletâneas de livros de artes gráficas em editoras nacionais e internacionais, com destaque especial para o livro “Ilustration Now! 4”, editora Taschen, uma seleção de 150 ilustradores contemporâneos de todo o mundo. Também participou de publicações como “ESPECIal design brasileiro” (Étapes, França), “Disorder in Progress / Brasil Inspered”, (Die Gestalten Verlag, Alemanha), Computer arts brasil (Europa, Brasil), Mônica (s) – 50 anos (Panini, Brasil), Catálogo 10º Bienal de Design (ADG Brasil). Em 2004, ganhou o Prêmio João Motini, no Salão da Publicidade de Porto Alegre, como ilustrador digital do ano. Venceu o Prêmio Açorianos de Música de Porto Alegre, como melhor projeto gráfico pelo encarte do álbum “O Som do Fim ou Tanto Faz”, do cantor e compositor Marcelo Fruet, em 2008. Em 2011, foi Short List Press Cannes pelas campanhas das marcas Havaianas Slim e Turn Off. Participou com três trabalhos na Mostra da 10º Bienal de Design Gráfico/ADG, em 2013. Para 2020, Indio San prepara a republicação de 10 anos da graphic novel “Um Outro Pastoreio” e o projeto RECONTO, uma adaptação “quadrinizada” da própria “Um Outro Pastoreio”.
Links de Indio San: site, Instagram e Facebook.
RODRIGO DMART (Rodrigo Nolte Martins, Pelotas/RS, 1974) é músico, jornalista, escritor e produtor cultural. Pós-graduado em Desenvolvimento de Jogos Digitais (PUC-RS), onde estudou narrativas interativas. É jornalista na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS. Trabalhou 15 anos na Televisão Educativa e na Rádio FM Cultura, de Porto Alegre. Na música, criou a banda Doidivanas, projeto de fusão do rock com regionalismos gaúcho e latino-americano – atuando como baterista, letrista e produtor executivo – e lançou cinco álbuns, entre 1998 e 2017, sendo o mais recente “Próximos Distantes”. Foi coordenador de Música e Artes Cênicas da Secretaria de Cultura, em Pelotas. É autor da graphic novel “Um Outro Pastoreio”, em parceira com o ilustrador Indio San. Entre 2010 e 2013, realizou o projeto “O Último Homem na Lua” – com livro ilustrado, exposição de mídias digitais e ação educativa – ao lado do artista plástico Antônio Augusto Bueno. Desde 2008, é consultor em elaboração de projetos culturais e educativos na Imagina Conteúdo Criativo. Em 2019, dMart realiza dois lançamentos: seu terceiro livro – o infantojuventil “Zeca Bum – Chaminé Não é Vulcão” (no qual faz texto e artes) – e o primeiro álbum-solo na música – o projeto AND, parceria com cantor e guitarrista Eduardo Dable Osório.
3 comentários Adicione o seu