Processo criativo do livro infantojuvenil Zeca Bum – Chaminé Não é Vulcão

O escritor, jornalista e músico Rodrigo dMart prepara o seu terceiro livro – o infantojuvenil “Zeca Bum – Chaminé Não é Vulcão” – com lançamento previsto para segundo trimestre de 2019. A proposta mescla arte e educação – envolvendo processos criativos e
colaborativos – nas áreas de literatura, música, artes visuais, videogames e histórias em quadrinhos. Em primeira mão, o autor apresenta algumas artes do processo criativo da publicação.

Este é o primeiro trabalho no qual dMart faz, além dos textos, as artes da publicação. Depois das parcerias com o designer e ilustrador Indio San – na graphic novel “Um Outro Pastoreio” (2010, com republicação prevista para 2020) – e o artista plástico Antônio Augusto Bueno – no livro ilustrado “O Último Homem na Lua” (2013), desta vez, Rodrigo assume as duas funções: texto e imagem. Para auxiliá-lo nesta nova jornada, dMart conta com o projeto gráfico do publicitário Daniel “Cuca” Moreira, parceiro dele também na banda de rock Doidivanas.

ZECA_BUM_03_JOVEM_ADULTO.jpg
Zeca Bum: teste de personagem, utilizando reciclagem de materiais e imagens

“É um contínuo aprendizado para seguir experimentando narrativas, e também é uma oportunidade para arriscar na ilustração, para buscar novas formas de fazer arte e contar histórias. E também tem a ver com o conteúdo do próprio livro”, afirma dMart.

Zeca Bum – Chaminé Não é Vulcão ” é um conto inédito do autor que trata sobre a realização de sonhos. Uma fábula sobre crer e concretizar as coisas que cada um acredita, apesar de que todos digam que seja impossível.

O conceito visual para a ilustração do livro “Zeca Bum, Chaminé Não é Vulcão” visa uma experiência de cunho social e educativo, utilizando reciclagem de materiais junto com desenho e fotografia. Ao fazer uso de equipamentos usados e aparelhos descartados, pequenas peças de sucatas e traquitanas – objetos do cotidiano que são jogados fora – são criadas as imagens que vão ajudar a contar a história, tanto para a construção de personagens e dos cenários.

zeca bum desenho
dMart testando o desenho do personagem à mão

Aqui, dMart apresenta algumas da artes exclusivas – ainda em processo – que está criando para este novo trabalho. Ainda em 2019, dMart seu primeiro trabalho solo na música – o EP do projeto AND, parceria com o guitarrista e vocalista Eduardo Dable Osorio.

O projeto tem produção de Yara Baungarten, da Imagina Conteúdo Criativo, com produção executiva é de Cassiano Gasperin. O financiamento é ProCultura, da Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s