Neste mês, a Imagina Conteúdo Criativo celebra o primeiro aniversário de lançamento do livro “Zeca Bum – Chaminé Não é Vulcão”, do escritor, músico e jornalista Rodrigo dMart.
E esta comemoração chega repleta de novidades: publicação do e-book na Amazon, participação no projeto Autor Presente e indicação ao Prêmio Minuano de Literatura 2020.
Reciclagem artística e experimentação narrativa
Lançado em outubro de 2019, o infanto-juvenil “Zeca Bum – Chaminé Não é Vulcão” é o terceiro livro de Rodrigo dMart e apresenta um conto sobre a realização de sonhos. O jovem Zeca descobre sobre a importância de cultivar suas aspirações e os desejos – superando obstáculos e aprimorando conhecimentos – até encontrar a oportunidade certa para alcançar os objetivos.

página dupla de Zeca Bum (arte e texto de Rodrigo dMart)
Um dos conceitos principais da narrativa e da ilustração do livro é a reciclagem artística. A arte gráfica do livro propõe uma experiência de cunho social e educativo, utilizando sucatas, traquitanas e lixos eletrônicos – objetos do cotidiano que são jogados fora – mesclados com desenhos, fotografias, textos e manipulações digitais.
Do físico para o digital: Zeca Bum na Amazon
“Zeca Bum – Chaminé Não é Vulcão” chega ao formato e-book e está disponível também como livro digital na Amazon.
É possível comprar ou ler o livro no Kindle, tanto no dispositivo, como no aplicativo da plataforma, em celulares, tablets ou computadores.
Literatura nas escolas: projeto Autor Presente
Os livros de Rodrigo dMart fazem parte do Autor Presente, projeto de incentivo à leitura do Instituto Estadual do Livro, que há mais de quatro décadas promove encontros entre escritores e leitores.
Na proposta, as escolas podem conhecer o trabalho literário do autor e, com Zeca Bum, alunos e professores participam de uma ação formativa sobre narrativa e reciclagem.
As escolas da rede pública estadual interessadas podem realizar inscrições até o dia 26/10, no link http://ielrs.blogspot.com/2020/09/autor-presente-2020-inscricoes.html. Mais informações através do e-mail autorpresente@gmail.com.

Ilustrações criativas: Prêmio Minuano de Literatura
A outra novidade é que o processo de ilustração do “Zeca Bum – Chaminé não é Vulcão” foi nomeado entre os finalistas da categoria de ilustração do Prêmio Minuano de Literatura de 2020, promovido pelo Instituto Estadual do Livro (IEL), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).
O anúncio dos vencedores desta edição, que tem como patrono o escritor Sergio Faraco, ocorrerá no dia 06/11, como parte da programação da 66ª Feira do Livro de Porto Alegre. A transmissão será online e terá início às 19h, no canal do IEL no Youtube.
MAIS SOBRE ZECA BUM – CHAMINÉ NÃO É VULCÃO
A edição impressa de “Zeca Bum – Chaminé Não é Vulcão” foi lançada em outubro de 2019, com financiamento do ProCultura, fundo público de fomento artístico da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Pelotas (RS). A produção é de Cassiano Gasperin, com coordenação de Yara Baungarten, da Imagina Conteúdo Criativo.
A publicação tem 64 páginas coloridas e está voltada para o público infantojuvenil. Ela dá início a uma série de aventuras com o personagem Zeca Bum, com três novas publicações já elaboradas e programadas por dMart, a serem lançadas nos próximos anos.
Sobre o Autor
Natural de Pelotas (RS), Rodrigo dMart é músico, jornalista e escritor. Pós-graduado em Desenvolvimento de Jogos Digitais (PUC-RS), atualmente cursa o mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (IFRS).
É jornalista na Ascom da Secretaria de Agricultura do RS e consultor de projetos na Imagina Conteúdo Criativo. Na música, criou a banda Doidivanas, projeto de fusão do rock com os regionalismos gaúcho e latino-americano. Com o grupo, lançou cinco álbuns, entre 1998 e 2017, sendo o mais recente “Próximos Distantes”. Em 2019, prepara seu trabalho musical AND, com o duo Departamento D.
Foi coordenador de Música e Artes Cênicas da Secretaria de Cultura de Pelotas. É autor da graphic novel “Um Outro Pastoreio”, em parceira com o ilustrador Indio San. Entre 2010 e 2013, realizou o projeto “O Último Homem na Lua” – com livro ilustrado, exposição de mídias digitais e ação educativa – ao lado do artista plástico Antônio Augusto Bueno e curadoria de Laura Castilhos, projeto financiado pelo Fumproarte, de Porto Alegre.
ZECA está a VENDA em:
- Amazon
- Livraria Vanguarda (Pelotas)
- Livraria Bamboletras (Porto Alegre)