Livro que resgata a técnica arquitetônica da escaiola tem lançamento em Porto Alegre, no dia 12/09

A publicação “O Saber e o Fazer – Um Olhar Sobre o Patrimônio – ESCAIOLAS EM PELOTAS”, da arquiteta e urbanista Simone R. Neutzling, tem sessão de autógrafos no dia 12/09, quinta-feira, no Espaço IPHAE Patrimônio RS, na sede do IAB, em Porto Alegre. O evento inicia às 16h, com palestra da autora sobre Inventários do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural. O evento abre a programação da “Série Estudos”, que o IPHAE promove no seu espaço, na Capital.

FLYER_IAB_IPHAE_SIMONE

Em uma ação de valorização dos saberes e dos fazeres do patrimônio cultural e histórico edificado, a arquiteta Simone R. Neutzling lança o primeiro manual da série “O Saber e o Fazer – Um Olhar Sobre o Patrimônio”, projeto que vai resgatar técnicas arquitetônicas do patrimônio e da memória cultural da zona sul do Rio Grande do Sul. Além da escaiola em Pelotas, ainda este ano, a autora lança os guias sobre o cimento penteado em Bagé e o estuque em Jaguarão.

A publicação que será apresentada no Solar do IAB compreende um resgate da história da técnica da escaiola na cidade de Pelotas e apoia a conservação e preservação do patrimônio, com a exemplificação de um modo de fazer para reparos em pequeno porte. A intenção é promover o conhecimento e dar ferramentas para que a habilidade trazida e perpetuada por artesãos imigrantes permaneça relevante nas construções ecléticas da região.

ESCAIOLAS_EM_PELOTAS_Simone_Neutzling_CAPA.jpg

As publicações estão sendo possibilitadas por fundos de financiamento público. Para as escaiolas de Pelotas, o financiamento é do programa Procultura, da Secretaria Municipal de Cultura do Município. Nos casos do cimento penteado, em Bagé, e estuque, em Jaguarão, as obras contam com o financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria da Cultura do RS. Os projetos têm produção executiva e coordenação geral da Imagina Conteúdo Criativo.

PARA SABER MAIS:

ESCAIOLA

A escaiola consiste num revestimento interno de paredes. É executada a partir da aplicação de três camadas sucessivas de argamassa composta por cal, areia escaiola e pó de mármore. Em Pelotas, na arquitetura eclética, presente na cidade durante o final do século 19 e o início do século 20, proporcionou acabamento diferenciado para pinturas artísticas ou decorativas executadas com técnicas como o afresco ou a seco.

SOBRE A AUTORA

SIMONE RASSMUSSEN NEUTZLING é arquiteta e urbanista e criadora da Perene Patrimônio Cultural, empresa atuante nas áreas de arquitetura e urbanismo, patrimônio cultural e paisagem urbana, com escritório próprio desde 2001. Doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas, onde conclui Mestrado, em 2018. Entre os principais trabalhos desenvolvidos estão: Inventário do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural das cidades de São Leopoldo/RS (2016), Jaguarão/RS e Bagé/RS (2009); Projeto de restauração do Castelo Simões Lopes (2017), do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS, Porto Alegre/RS (2015), do Complexo da Antiga Cervejaria Brahma, Pelotas/RS (2011), da Casa 08, Pelotas/RS – atual Museu do Doce/UFPel e da Catedral Metropolitana de Pelotas/RS (2008).

SERVIÇO:

PORTO ALEGRE

SÉRIE ESTUDOS DO ESPAÇO IPHAE PATRIMÔNIO RS – COM SIMONE R. NEUTZLING

Dia 12/09 – quinta-feira – 16h

Local – Espaço IPHAE Patrimônio RS – Rua General Canabarro, 363 – Centro – Porto Alegre/RS

Seguido de:

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS – ESCAIOLAS EM PELOTAS, com a autora Simone Neutzling

No local, o livro estará sendo vendido à R$ 20,00.

INFORMAÇÕES:

www.saberfazerescaiola.wordpress.com

INSCRIÇÕES:

gabriela-silva@sedac.rs.gov.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s