Por Rodrigo dMart
“Um que Creia é o Suficiente”, diz o personagem Simão na graphic novel “Um Outro Pastoreio”, parceria com o ilustrador Indio San. Agora, imaginem dois. Pois, bueno, novamente, a novela gráfica foi analisada na academia.

Em março, o professor Vinicius Rodrigues dissecou o projeto pelo viés da narrativa e da literatura em artigo para revista acadêmica do Instituto de Letras, da Universidade do Rio Grande do Sul. Desta feita, o ilustrador Jorge Paiva trata do design do livro ilustrado em dissertação de mestrado, na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Sigo achando incrível que este projeto – lançado e distribuído de forma independente, através de uma ação entre amigos (o atual popular “crowdfunding”), em 2010 – tenha conseguido chegar neste pessoal e despertado neles o interesse a ponto de ser objeto de estudo.

Conhecemos o Jorge Paiva durante a QuantaCon, evento de quadrinhos que rolou no final de abril, na capital paulista. Junto com Juliana Bosch, ele nos abordou durante a sessão de autógrafos e ficamos horas conversando sobre o projeto, histórias em quadrinhos, processo de criação, regionalismo, globalização, entre outros assuntos.
Segundo Paiva, o “estudo trata da relação entre design e ilustração no livro ilustrado contemporâneo que desenvolve uma narrativa por meio da mútua interação entre texto e imagem” e ressalta “a importância do ilustrador no entretenimento, na disseminação de cultura e no imaginário popular”.

“Um Outro Pastoreio” é um dos casos analisados no trabalho. Paiva reflete também sobre o design dos livros “Ismália”, ilustração e projeto gráfico de Odilon Moraes para a obra, escrita no início do século passado, pelo poeta Alphonsus de Guimaraens, e “Lampião e Lancelote”, escrito e ilustrado por Fernando Vilela, ambos lançados pela editora Cosac Naify, em 2006.

Jorge Paiva, 26 anos, é freelancer, formado em Design pela Universidade Mackenzie e agora Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Desde 2010, leciona na Academia Brasileira de Artes (Abra).

Abaixo, com autorização do Jorge, publico a parte da dissertação que trata de “Um Outro Pastoreio“. De novo, aviso que, para aqueles que ainda não leram, pode estragar a surpresa; para quem já leu, é mais uma forma de ver e ler o projeto. Boa aventura.
Arquivo em formato PDF: Jorge_Paiva_Um_Outro_Pastoreio_dMart_Indio_San
Super show o post Rodrigo!!!! Muito feliz de ler tudo isso!!! Durante a pesquisa nunca sabemos onde vai dar, o que os autores vão achar de tudo… Outro dia encontrei o Indio San, ele comentou que leu toda pesquisa. Fiquei deverás feliz!
Grande abraço Rodrigo!!! ^___^
É o mesmo processo durante a criação. Nunca se sabe aonde se vai chegar. Muito interessante esta tua leitura e do Vinicius. Porque são uma recriação de todo o trabalho. Muito obrigado, cara. Baitabraço!
Só digo uma coisa: é um mundo fascinante! (sem dúvida que é!)
Vc e o Indio são feras, DMart!
Vlw pela menção =]
Que bacana, Juliana! Fico mega feliz que tenham gostado.
Vou confessar uma coisa. O texto original do post era:
“Junto com a inseparável companheira, Juliana Bosch, ele nos abordou durante a sessão de autógrafos…”.
Editei porque vai saber, né? Daqui a pouco, dou uma mancada… Mas vocês me transmitiram um baita companheirismo! Parceria forte!
Beijão, paz e sucesso sempre, dMart!