Ilustração para livros infantojuvenis é o tema do Book Talk Show, com Laura Castilhos e Rodrigo dMart

As experiências dos ilustradores em processo criativos para livros vão ser contadas no encontro, que fecha a primeira temporada do evento. O Book Talk Show acontece no dia 19/07, terça-feira, 19h, na A Página Livrarias, do Praia de Belas Shopping, com entrada franca.

A proposta do Book Talk Show é trazer aproximação entre autores e editoras independentes e o público, através da rede de lojas A Página Livrarias, promovendo o interesse pela leitura e o conhecimento de autores locais. A participação da desenhista e professora da UFRGS Laura Castilhos encerra a primeira temporada de debates, que tem produção da jornalista Yara Baungarten, da Imagina Conteúdo Criativo

Página de Zeca Bum – Chaminé não é Vulcão

No dia 19/07 o destaque é para o trabalho criativo de reciclagem artística, que dMart utiliza para a ilustração do livro Zeca Bum – Chaminé não é Vulcão (editado pela Imagina Conteúdo Criativo) e para os mais recentes projetos de Laura, como o infantojuvenil “e fiquem bem” (Physalis Editora), do coletivo 6+1, do qual a artista participa.

Página de ‘e fiquem bem’, por Laura Castilhos

Ampliando o diálogo entre os artistas e seus estilos literários, Book Talk Show apresenta ainda sugestões e referências de cada autor, em uma conversa animada pelos conhecimentos e as histórias dos convidados. Nas edições anteriores, apresentaram seus trabalhos o quadrinista Thiago Krening e o artista Antônio Augusto Bueno.

 O projeto tem apresentação de Rodrigo dMart, autor da graphic novel Um Outro Pastoreio (2010-2020), com o ilustrador Indio San, escolhido entre as 100 mais relevantes publicações do gênero, pelo Ministério das Relações Exteriores e Bienal de Quadrinhos de Curitiba, o livro ilustrado poético O Último Homem na Lua (2012), com Antônio Augusto Bueno, vencedor do Fumproarte, em 2011; e o infanto-juvenil Zeca Bum – Chaminé não é Vulcão (2019).

O evento com Laura Castilhos e Rodrigo dMart está marcado para o dia 19/07, a partir das 19h e tem entrada franca. A loja A Página Livrarias está localizada no 3o andar do Praia de Belas Shopping, na Avenida Praia de Belas, 1181, bairro Menino Deus, Porto Alegre. Os livros dos autores estão à venda na loja A Página Livrarias e pelo site www.apaginalivrarias.com.br.

SOBRE ZECA BUM – CHAMINÉ NÃO É VULCÃO

Lançado em 2019, o infantojuvenil é o terceiro livro de dMart, no qual o autor cria texto e, pela primeira vez, ilustrações. No gênero de fábula, a história conta a aventura do jovem Zeca que busca a realização de seu principal sonho – construir um vulcão – apesar de que todos digam que isso seja impossível. Mesmo incompreendido e desacreditado, Zeca nunca deixa de acreditar e de trabalhar; ao mesmo tempo que, para enfrentar desafios, conta com imaginação, estudo, perseverança e um pouco de sorte.

Para criar a arte gráfica do livro, dMart usou o conceito de reciclagem artística, reutilizando materiais e aparelhos descartados (como peças de sucatas, traquitanas e lixo eletrônico) para construção de personagens, cenários e elementos gráficos.

Ao elaborar o livro, o autor agregou ainda desenhos, fotografias, textos, colagens, design e manipulações digitais para propor um projeto de experiência narrativa de cunho social, educativo e ambiental, com estímulo ao conhecimento sobre arte, criatividade e sustentabilidade. “Zeca Bum – Chaminé Não é Vulcão” foi vencedor do Prêmio Minuano em melhor ilustração (2020) e finalista do Prêmio ARL, da Associação Rio-grandense de Letras (2021).

SOBRE RODRIGO DMART

Natural de Pelotas (RS), Rodrigo dMart é músico, jornalista e escritor. Pós-graduado em Desenvolvimento de Jogos Digitais (PUC-RS) e mestre em Educação Profissional e Tecnológica, pelo IFRS. Na música, criou a banda Doidivanas, projeto de fusão do rock com os regionalismos gaúcho e latino-americano. Com o grupo lançou cinco álbuns, entre 1998 e 2017. Realiza o projeto musical AND e atua no duo Departamento D. É autor da graphic novel “Um Outro Pastoreio”, em parceira com o ilustrador Indio San. Entre 2010 e 2013, realizou o projeto “O Último Homem na Lua” – com livro ilustrado, exposição de mídias digitais e ação educativa – ao lado do artista plástico Antônio Augusto Bueno e curadoria de Laura Castilhos, projeto financiado pelo Fumproarte, de Porto Alegre. Em 2019, lançou Zeca Bum – Chaminé não é Vulcão, primeiro livro da série de aventuras. Prepara para 2023 o segundo volume de histórias com Zeca Bum.

SOBRE LAURA CASTILHOS

Laura Castilhos é professora titular no Curso de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS desde 2003. Leciona aquarela, desenho e ilustração. Coordena a pesquisa A ilustração: O Livro Ilustrado no Brasil a partir de 1980. Como artista visual dedica-se especialmente à linguagem e pesquisa da aquarela. Atua também como ilustradora de livros infantis e juvenis. Ilustrou cerca de 40 livros para diversas editoras, entre elas, Projeto, Planeta, L&PM, Libretos, Physalis. Recebeu o prêmio Açorianos/Secretaria Municipal da Cultura/Porto Alegre em 1998, 2000 e 2001. Lançou, em março deste ano, o livro juvenil e fiquem bem com o coletivo de literatura Seis+1 (formado por Antônio Schimeneck, Alexandre Brito, Caio Riter, Christian David, Gláucia de Souza e Laura Castilhos). Coordena, desde 2018, os projetos extensionistas Confraria da Ilustração e Grafite de Giz, sediados no Departamento de Difusão Cultural da UFRGS. Realizou entre 2018 e 2019, oficinas de aquarela para crianças, jovens e adultos no Centro Cultural da UFRGS. Ministra oficinas de ilustração e aquarela e realiza mediação de leitura em escolas e feiras do livro.

SOBRE IMAGINA CONTEÚDO CRIATIVO

A Imagina Conteúdo Criativo realiza projetos em artes visuais, vídeo, televisão, fotografia, música, literatura, patrimônio cultural e histórias em quadrinhos. Na elaboração de projetos, destacam-se as ações educativas e formativas. Na comunicação, a Imagina Conteúdo Criativo atua com divulgação, assessoria de imprensa e promoção de ações para artistas e eventos culturais, bem como oferece serviços de criação e revisão de textos, artigos, releases, diagramação e projetos gráficos, e a formatação de palestras, cursos e seminários. Atualmente, a Imagina Conteúdo Criativo gerencia os projetos de literatura de autoria de Rodrigo dMart e o grupo musical Departamento D.

SOBRE A PÁGINA LIVRARIAS

O Grupo A Página, livrarias e distribuidora, tem sede em Curitiba e está presente no mercado há 24 anos. Seu foco é o comércio atacadista de livros no Paraná e Santa Catarina e com o passar do tempo, estende-se para o Rio Grande do Sul, onde fica localizado o segundo centro de distribuição. São 12 unidades espalhadas pelo sul e sudeste do País, em uma rede de lojas que contam com um espaço pensado e desenvolvido para atrair e cativar seus clientes.

SERVIÇO:

BOOK TALK SHOW – Com RODRIGO DMART E LAURA CASTILHOS
TEMÁTICA:
RECICLAGEM ARTÍSTICA: HISTÓRIAS ILUSTRADAS PARA A INFÂNCIA E A ADOLESCÊNCIA
19/07 – terça-feira – 19h – Entrada franca

A PÁGINA LIVRARIAS – 3º andar do Praia de Belas Shopping
Avenida Praia de Belas, 1181 – Menino Deus – Porto Alegre

DIVULGAÇÃO E CONTATO PARA ENTREVISTAS:

Imagina Conteúdo Criativo

Com Yara Baungarten – (51) 99242-7224

imagina.conteudo@gmail.com

Facebook: @imaginaconteudo

Instagram: @imaginaconteudo

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.