Imagina Conteúdo Criativo lança o documentário “Zeca Bum” e apresenta videoaulas sobre narrativa e criação artística

Lançamento do documentário acontece dia 30/04, sexta-feira, a partir das 9h, no canal Imagina Conteúdo, no Youtube. As ações educativas, desenvolvidas pelo escritor Rodrigo dMart, também estão disponíveis no canal da produtora.

O documentário “Zeca Bum” apresenta uma investigação entre o mundo do trabalho e da cultura, abordando comunidades, profissões e artesanias nas cidades de PelotasFlores da CunhaPorto Alegre e Santo Antônio da Patrulha. O conceito do trabalho reside na reciclagem artística, técnica explorada por dMart em seu trabalho como ilustrador e expandida para esta proposta.

  O projeto Zeca Bum – documentário, ação educativa e reciclagem artística parte do questionamento de quais ferramentas de trabalho são importantes para diferentes segmentos da sociedade e de como o descarte de material destes ramos de serviço ou produtos pode ser transformado criativamente. Desta forma, dialoga-se com o cotidiano dos ribeirinhos da Colônia Z3, em Pelotas, com famílias da agroindústria do vinho serrano, em Flores da Cunha, com trabalhadores de pequenos espaços de mecânica em Porto Alegre e a sobre cadeia produtiva da cachaça e da rapadura, em Santo Antônio da Patrulha.

Com duração de cerca de 30 minutos, o documentário tem direção e apresentação do jornalista, músico e escritor Rodrigo dMart e produção executiva da jornalista e fotógrafa Yara Baungarten. O audiovisual traz depoimentos de Sandro Pinto, vice-presidente do Sindicato de Pescadores da Colônia Z3 e Rosani Schiller, gestora do grupo de artesão Redeiras, de Pelotas, representando Flores da Cunha, os enólogos Daniel Salvador e Edegar Scortegagna, em Porto Alegre, no bairro Azenha, os profissionais mecânicos Renato Nascimento e Gilson Vitória, e o empresário Ênio De Melo Freitas e o músico e secretário de cultura Cristiano Quevedo, de Santo Antônio da Patrulha.

Documentário apresenta depoimentos sobre o mundo do trabalho e da cultura

A reciclagem artística pode também ser conhecida no livro Zeca Bum – Chaminé Não é Vulcão, lançado em 2019. O livro conta uma fábula sobre a importância de se cultivar as aspirações e os desejos – superando obstáculos e aprimorando conhecimentos – até encontrar a oportunidade certa para alcançar os objetivos. Acreditar em si mesmo e dar asas à imaginação.

A narrativa faz uso de materiais e aparelhos descartados, como peças de sucatas, traquitanas e lixo eletrônico – objetos do cotidiano que são jogados fora – com as quais são criadas as imagens que ajudam a contar a história, para a construção de personagens, cenários e elementos gráficos. Para a ação educativa da proposta, as videoaulas apresentam o processo de criação do livro Zeca Bum, em quatro temáticas: roteiro, reciclagem artística, personagem e ilustração.

Reciclagem artística: conceito da arte do livro “Zeca Bum – Chaminé Não é Vulcão”, de Rodrigo dMart

Todo conteúdo fica disponível online a partir do dia 30/04, às 9h,no canal da Imagina Conteúdo Criativo no Youtube. As atividades do projeto Zeca Bum – documentário, ação educativa e reciclagem artística foram realizadas através do financiamento do edital 10/2020 da SEDAC/RS. A Imagina Conteúdo Criativo recebeu incentivo de fundos provenientes dos recursos da Lei Aldir Blanc (nº 14.017/2020).

O material está publicado no canal do Youtube e no site da Imagina Conteúdo Criativo, de forma gratuita e permanente, para acesso para todo público interessado, com classificação livre e sem pré-requisito de conhecimento prévio.

SOBRE A IMAGINA CONTEÚDO CRIATIVO

Desde 2008, a IMAGINA CONTEÚDO CRIATIVO trabalha com projetos culturais e desenvolvendo ideias e conceitos em artes visuais, música, literatura, histórias em quadrinhosteatro de bonecos, fotografiaarquiteturafolclore, memóriae patrimônio cultural. Entre o amplo espectro de atividades, os principais trabalhos envolvem criação e execução de livros impressos e e-books, álbuns musicais, eventos, exposições artísticas e documentais, divulgação e marketing, pesquisa histórica e acadêmica e a formatação de conteúdos educativo-culturais para ações formativas práticas e teóricas em todas as áreas de interesse.

O autor do livro Zeca Bum: Rodrigo dMart, escritor, músico e jornalista (fotografia: Renata Stoduto)

SOBRE O AUTOR

RODRIGO DMART (Pelotas/RS/Brasil,1974) é músico, jornalista, escritor, artista visual, produtor cultural e pesquisador acadêmico. Formado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), pós-graduado em Desenvolvimento de Jogos Digitais (PUC-RS), mestrando no programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). É jornalista na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS, tendo trabalhado na TVERS e FM Cultura, por 17 anos, como editor, produtor e coordenador de projetos especiais.

Na música, é letrista, compositor e produtor. Toca bateria desde os 13 anos. Com a banda de rock Doidivanas, em atividade desde 1998, lançou cinco álbuns: Liber Pampa (1998), Libório e Doidivanas (1999), Viagem ao Sul da Terra (2002), Nosotros (2008) e Próximos Distantes (2017). Entre 2008 e 2010, foi criador e atuou no projeto da banda de afro-metal The Dancing Demons. Desde 2017, desenvolve o AND, projeto de parcerias criativas e experimentações musicais. Em 2020, lançou o primeiro EP do duo Departamento D, junto com o também jornalista e guitarrista Eduardo DableO.

Vive e trabalha em Porto Alegre, junto com a jornalista, fotógrafa e produtora cultural Yara Baungarten, na Imagina Conteúdo Criativo, com elaboração, realização e produção de dezenas projetos culturais e educativos. Como escritor, é autor da graphic novel “Um Outro Pastoreio” (2010 e 2020), ao lado do ilustrador e designer Indio San, do livro ilustrado “O Último Homem na Lua” (2012), parceria com o artista plástico Antonio Augusto Bueno, e do infanto-juvenil “Zeca Bum – Chaminé Não é Vulcão” (2019), criando texto e ilustração. Atualmente, dMart trabalha em três novos projetos literários.

SERVIÇO:

ZECA BUM – LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO

30/04 – Sexta-feira – 9h – Conteúdo gratuito
Canal do Youtube da Imagina Conteúdo Criativo:
Link: https://tinyurl.com/doczecabum
Duração: 30 min – Classificação livre
Apresentação: Rodrigo dMart
Roteiro e produção executiva: Yara Baungarten
Técnico de áudio: Stefano Lima (StudioTop)
Trilhas sonoras: Eduardo DableO (Departamento D e Musicatessen)
Edição de vídeo e finalização: Augusto Dantas

DOCUMENTÁRIO ZECA BUM:

VIDEOAULAS:

ZECA BUM – VIDEOAULA 01 – ROTEIRO

ZECA BUM – VIDEOAULA 02 – RECICLAGEM ARTÍSTICA

ZECA BUM – VIDEOAULA 03 – PERSONAGENS

ZECA BUM – VIDEOAULA 04 – ILUSTRAÇÃO

CONTATOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s