O Theatro Esperança, de Jaguarão, e seus estuques

O resgate dos conceitos e práticas para a realização da técnica do estuque em prédios de interesse histórico será tema de livro, integrando a série O SABER E O FAZER, elaborada pela arquiteta Simone R. Neutzling.

Vídeo mostra a técnica do estuque em Jaguarão/RS

ESTUQUE EM JAGUARÃO

Construído em 1897, por Martinho de Oliveira Braga, de arquitetura eclética, em estilo neoclássico, o Theatro Esperança abriga 600 espectadores e é considerado o terceiro teatro mais antigo do Estado. Em seu interior, destaca-se a pintura mural, de autoria de Baltazar Ramos.  Ao longo de sua história, recebeu atores profissionais e amadores, músicos, bailarinos, entre outros artistas de diferentes estilos.

Em 1990, foi tombado pelo IPHAE (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado) e, em 1997, passou a fazer parte dos bens do município. Em 2010, a estrutura do forro entrou em processo de restauro, com supervisão de Marsou Engenharia Ltda, com equipe técnica composta pelo engenheiro civil Emanuel Lopez da Silva e a arquiteta Simone R. Neutzling.

Naquele momento, o estado da peça apresentava manchas de umidade, mofo, fungos, fissuras, manchas amareladas e sujidades, descolamento em função da presença de umidade, além de partes faltantes de argamassa e…

Ver o post original 65 mais palavras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.