No evento Cevadas de Palavra, o cantor e compositor Demétrio Xavier recebeu o artista argentino Raúl Noriega, que mostrou a arte e os ritmos do bombo legüero. A atividade faz parte do projeto do novo disco do músico e radialista, intitulado Cantos do Sul da Terra.

Para comemorar os seus trinta anos de carreira, o músico Demétrio Xavier está preparando seu terceiro disco que celebra a música popular e folclórica do cone sul da América. No repertório do álbum Cantos do Sul da Terra estão composições próprias e obras do cancioneiro de inspiração folclórica do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile.

Para as gravações do disco, a proposta recebe as participações de convidados gaúchos e estrangeiros. Raúl Noriega, vindo de Buenos Aires, foi o primeiro a chegar a Porto Alegre e mostrou sua alegria e experiência ao público presente na Fundação Ecarta, na noite do dia 23 de agosto.
No palco, Demétrio e Raúl partilharam da música sulista e portenha, ao som do bombo legüero e do violão. Além das melodias e da declamação de poemas, a dupla celebrou o convívio e Raúl Noriega compartilhou as suas influências e deu dicas de suas execuções com o instrumento.
O Cevadas de Palavra segue na Fundação Ecarta, com a proposta é ampliar o diálogo entre os artistas e os ritmos, em uma conversa animada pelos conhecimentos e as músicas dos convidados. No dia 29/08, segunda-feira, será a vez de Demétrio Xavier conversar com a uruguaia María Elena Melo, a partir das 19h. O evento tem entrada franca e a Fundação Ecarta fica na Avenida João Pessoa, 943.

O disco Cantos do Sul da Terra, que tem financiamento do Fumproarte (Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural), está sendo gravado em Porto Alegre e tem previsão de lançamento para 2017.
SOBRE DEMÉTRIO XAVIER
Cantor, radialista e violonista porto-alegrense especializado na pesquisa e interpretação do nativismo platino. Atuando no Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, Demétrio Xavier enfatiza seu trabalho na obra do mestre maior do gênero, Atahualpa Yupanqui, a quem conheceu pessoalmente, em Buenos Aires, em 1990.
Em 1998, o músico gravou o CD independente “Camino – Demétrio Xavier interpreta Atahualpa Yupanqui”. Em 2005, lançou o álbum duplo “O Pajador Perseguido”, com a gravação da versão em espanhol e de tradução para o português do grande poema de Yupanqui. A tradução é de autoria de Demétrio e mereceu a apresentação do poeta Carlos Nejar, da Academia Brasileira de Letras.
Em 2009, Demétrio Xavier venceu, ao lado de Marco Aurélio Vasconcellos, a 36ª Califórnia da Canção Nativa, festival de música nativista, realizado em Uruguaiana (RS), com “A Sanga do Pedro Lira“.
Desde setembro de 2011, Demétrio Xavier produz e apresenta o programa Cantos do Sul da Terra, na rádio FM Cultura de Porto Alegre.
SOBRE RAÚL NORIEGA
Nascido em uma família de músicos e influenciado pelos artistas de sua região, o percussionista argentino Raúl Noriega dedica-se aos ritmos folclóricos há mais de 20 anos, com seu grupo La Fangosa. Seu instrumento mais característico é o “bombo legüero”, com o qual irá participar de algumas das faixas do disco Cantos do Sul da Terra.
DIVULGAÇÃO E CONTATO PARA ENTREVISTAS:
Imagina Conteúdo Criativo
Com Yara Baungarten – (51) 9242-7224