“Velhas Promessas” é canção rock para celebrar o ano da Departamento D, que lança segundo EP em 2024

A partir desta sexta-feira, dia 15 de dezembro, está disponível em todas as plataformas digitais “Velhas Promessas”, a nova canção do duo Departamento D, formado pelo baterista Rodrigo dMart e pelo guitarrista Dable O.

O Pop Rock do duo bota um pé no Brega-Romântico e outro no Punk-Hardcore para reverenciar, a seu modo, algumas de suas influências da música popular, como o bardo gaúcho Wander Wildner, a cantora regionalista Berenice Azambuja, o mestre da dor-de-cotovelo Antônio Maria, o “cantor da pílula” Odair José, entre outros.

Departamento D: Dable O (guitarra) e dMart (bateria) – Crédito: dMart/Dable O

A história da composição começa pelos anos de 2010, quando o guitarrista Dable O cria a melodia com uma ideia de letra, mas não chega a terminá-la. Oito anos mais tarde, a tarefa foi concluída com dMart que trabalhou na letra a partir dos rascunhos existentes.

Segundo o baterista: “A maior parte da criação da Departamento D é em inglês, com temas mais densos, melancólicos e pop, digamos, mas, além disso, há outra faceta de composições em português. Nesse caso, em ‘Velhas Promessas’, a gente bebe no cancioneiro popular e também agrega uma dose de humor”.

O cantor e guitarrista Dable O lembra exatamente do dia que recebeu a letra finalizada: “Eu estava na praia, em lua de mel, quando chegou a mensagem com a letra. Na mesma hora, cantarolei e tudo se encaixou perfeitamente”.

A chegada do produtor musical Frank Jorge foi fundamental para dar o acabamento final. Frank buscou em Phil Spector a referência para os arranjos dos primeiros versos da canção e, além do baixo e dos backings vocals, também criou uma linha de guitarra para o refrão.

Assim, mais de dez anos depois de começar a ser composta, “Velhas Promessas” (que já vinha se tornando “vítima” de seu próprio título) foi – finalmente – gravada. E a música é o segundo single das quatro faixas da Departamento D para o EP “Vision Trick” que conta ainda com a faixa homônima, “Be Aware” e “New Mathematics(primeiro single lançado, já disponível nas plataformas digitais).

O trabalho foi viabilizado através de um crowdfunding (financiamento coletivo) que teve dezenas de colaborações através da plataforma Benfeitoria. A banda Departamento D lança o EP “Vision Trick” no início do primeiro semestre de 2024.

DEPARTAMENTO D

Na ativa desde 2018, a Departamento D é formada pelo vocalista e guitarrista Eduardo Dable O e o baterista e vocalista Rodrigo dMart. O laboratório criativo do duo já gerou mais de 60 composições que são inspiradas no Folk, na MPB e nas diversas vertentes do Rock, como o Indie Rock, Grunge, Punk e o Rock Alternativo, para criar baladas e músicas autorais, em inglês, português e espanhol.

No final de 2020, a dupla lançou o primeiro EP, com três composições, gravadas, produzidas e mixadas pelo duo – Inside and Out, Minha Cabeça Vai a 1000 e Toxic – disponível em todas as plataformas digitais. Para estimular a campanha de financiamento de seu segundo EP, em julho de 2023, a banda lançou o videoclipe visualizer de Inside and Out, faixa do primeiro EP.

FICHA TÉCNICA

DEPARTAMENTO D
Rodrigo dMart: bateria, backing vocals, letra
Dable O: voz, guitarra, backing vocals, música

SINGLE VELHAS PROMESSAS
Frank Jorge: direção musical, baixo, backing vocals e guitarra
Thomas Dreher: co-produção, gravação, mixagem, masterização
Projeto cultural: Yara Baungarten, Imagina Conteúdo Criativo
Gravada, mixada e masterizada no Estúdio Dreher, em Porto Alegre, entre agosto e outubro de 2023.

SERVIÇO

Lançamento da música VELHAS PROMESSAS
Segundo single do EP Vision Trick da banda DEPARTAMENTO D
15/12/2023, sexta-feira, disponível nas plataformas digitais de streaming

Capa do single Velhas Promessas da Departamento D – Arte: Rodrigo dMart

SINGLE VELHAS PROMESSAS
Acesse em: https://onerpm.link/501809419635

Capa do single New Mathematics da Departamento D – Arte: Rodrigo dMart

SINGLE NEW MATHEMATICS
Acesse em: https://onerpm.link/285741160725

CONTATOS

Instagram: @departamentodrock
Spotify: Departamento D
E-mail: departamentodrock@gmail.com
Contato para entrevistas: (51) 99236-7919 | imagina.conteudo@gmail.com

+ SOBRE A DEPARTAMENTO D

Leia NOTÍCIAS E RELEASES SOBRE A BANDA

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.