Banda Doidivanas e Orquestras Estudantis de Pelotas realizam troca de experiências musicais


Prestes a completar 30 anos de carreira, grupo de rock realiza show e ações formativas na Escola Estadual do Areal e na Casa da Música, para alunos e integrantes das orquestras juvenis pelotenses

Do rock ao erudito, passando pelo regionalismo gaúcho, em uma reunião entre gerações de músicos de diferentes estilos. Integrados, a banda e as orquestras de jovens realizam projeto que é um encontro de referências bem variadas.

De um lado, a banda Doidivanas que, desde 1995, apresenta sua trajetória marcada pela fusão de ritmos em composições autorais, em um repertório que tem sido chamado de rock bagual.

De outro, a Orquestra Estudantil do Areal, que completa 10 anos em 2024, sendo um destaque na cidade e Estado, pelo trabalho disciplinado e lúdico que oferta aprendizado e instrumentalização para jovens da Escola Estadual de Ensino Médio Areal e, ainda, a Orquestra Estudantil Municipal, formada por alunos de diversas escolas da Rede Municipal de Ensino, ambas coordenadas e regidas pela professora Lys Marcia Ferreira

Os estudantes das orquestras são adolescentes e jovens adultos que bebem de fontes variadas, entre músicas de concerto e composições clássicas orquestradas, como Mozart, Bach e Heitor Villa Lobos, e músicas que são populares nas mídias sociais. Já os cinco integrantes da banda Doidivanas têm influência em artistas do punk e grunge como Red Hot Chili Peppers, Living Colour, Pearl Jam e Faith No More, no mangue beat de Chico Science e Nação Zumbi, e de gaúchos, como Almôndegas, Vitor Ramil, Engenheiros do Hawaii, Nei Lisboa, Mano Lima, Cenair Maicá, Kleiton & Kledir, dentre outros.

As atividades educativas vão ocorrer entre 25 e 29 de abril, sendo a primeira, no dia 25, quinta-feira, às 15h, na Casa da Música de Pelotas (localizada no pavilhão ao lado da antiga Estação Ferroviária, na Praça Rio Branco), com palestra do baterista Rodrigo dMart e o vocalista Felipe Mello, sobre a criação musical. No dia 29, segunda-feira, às 11h, na Escola Estadual de Ensino Médio Areal, a Doidivanas realiza um show para a comunidade escolar, gratuitamente. À tarde, o grupo ministra uma palestra de incursão nos ritmos variados de suas músicas. A proposta é mostrar a história da banda, destacando os diferentes rumos e opções profissionais que os músicos seguiram.

Em 2023, já foram realizados encontros musicais com o guitarrista Daniel Conceição. O músico e publicitário Daniel “Cuca” Moreira, responsável pela editoria gráfica da banda, conversou com os participantes da Orquestra sobre as artes dos discos e as tendências visuais aplicadas nos clipes. Completa a Doidivanas o baixista Rodrigo Osório. 

As atividades seguem durante todo o ano, com ações que envolvem artistas, como o arranjador João Marcos Negrinho Martins. A coordenação é de Lys Marcia, junto da banda Doidivanas. A produção cultural é de Yara Baungarten, da Imagina Conteúdo Criativo, com financiamento do Procultura de Pelotas.

SERVIÇO:

DOIDIVANAS E ORQUESTRAS ESTUDANTIS DE PELOTAS 

Quinta-feira (25/04): 

15h – Encontro com alunos das orquestras
Estação Casa de Música – Largo Portugal, 37 – Centro, Pelotas 

Segunda-feira (29/04):
11h – Show Doidivanas
15h/18h – Encontro/Palestra
Escola Estadual do Areal – Av. José Domingos de Almeida, 2684, Areal, Pelotas

SOBRE AS ORQUESTRAS:

A Orquestra Estudantil do Areal formada por alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Areal, localizada no coração do bairro Areal sendo uma região estratégica da zona leste da cidade, atendendo diretamente uma média aproximada de 750 crianças e jovens do Ensino Fundamental e Médio, onde encontramos uma comunidade exposta a violência e vulnerabilidade social, tendo a escola como praticamente a única referência de um espaço sociocultural, transformando vidas estimulando sonhos. Em 2014 Governo do Estado, através da SEDUC, equipou a escola com um kit de instrumentos musicais para formação de uma Orquestra Estudantil e desde então, tem influenciado jovens da cidade e região sul, fomentando o estudo da música de concerto, apresentando concertos didáticos em diversos espaços e eventos.

Instagram: @orquestraareal

A Orquestra Estudantil Municipal é formada por alunos de diversas escolas da Rede Municipal de Ensino de Pelotas, proposta da Secretaria Municipal de Educação e Desporto. Desde 2018 vem atendendo jovens estudantes de diversas idades, realizando concertos didáticos nas escolas, descobrindo talentos natos nos bairros da cidade.

Instagram:: @orquestra_pelotense

Doidivanas (2017): Cuca, dMart, Felipe, Osório e Conceição – Foto: Luigi Sodré

SOBRE A DOIDIVANAS:

A banda Doidivanas lançou cinco discos: “Liber Pampa” (1998/2015), CD e HQ “Doidivanas & Libório” (1999, em parceira com o cartunista André Macedo), “Viagem ao Sul da Terra” (2002) e “Nosotros” (2008), álbum de releituras de artistas, compositores e bandas gaúchos, brasileiros e latino-americanos, e “Próximos Distantes” (2017). A banda realizou shows em casas de espetáculo, projetos culturais, mostras coletivas e festivais no Rio Grande do Sul, São Paulo e Uruguai. A Doidivanas desenvolve um processo criativo de investigação e experimentação sobre ritmos sulistas (como vanera, chamamé, xote, chacarera e milonga), instrumentos tradicionais (acordeon, gaita-ponto, bumboleguero), a linguagem e a poesia nativistas (causos, canções e ditos populares) para fundi-las com a musicalidade urbana atual.

DOIDIVANAS NA INTERNET E  PLATAFORMAS DIGITAIS:

Site da Doidivanas: https://www.doidivanas.com.br/

Doidivanas no Facebook: https://www.facebook.com/DoidivanasRock

Doidivanas no Instagram: https://www.instagram.com/doidivanasrock

Doidivanas no YouTube: https://tinyurl.com/doidivanas-youtube

SPOTIFY: https://tinyurl.com/Doidivanas-Spotify

APPLE MUSIC: https://tinyurl.com/Doidivanas-AppleMusic

GOOGLE PLAY: https://tinyurl.com/Doidivanas-GooglePlay

DEEZER: https://tinyurl.com/Doidivanas-Deezer

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.