Mosaico de Vozes é uma narração colaborativa do conto “O Último Homem na Lua“: uma polifonia de timbres, vozes e músicas. O livro, escrito por Rodrigo dMart e ilustrado por Antônio Augusto Bueno, é “uma fábula lírica no gênero ficção científica que trata sobre o fim da humanidade“.
Em novembro de 2012, uma convocatória foi lançada na internet. Mesmo em um curto pequeno, diversas pessoas colaboraram com a proposta e viraram contadores de história. Bardos virtuais.
Cada voluntário recebeu trechos do conto, sem conhecer o texto integral do livro ou que partes outros participantes leriam. Não havia uma direção para a leitura. O principal objetivo era captar a espontaneidade e a emoção de cada pessoa que, ao tomar contato com o fragmento da narrativa, tivesse total liberdade para imprimir a interpretação que quisesse ao trabalho. Também não importava a forma como as narrações fossem gravadas. Os áudios foram registrados em diversas formas: aparelhos celulares, home studios, iPad e, até mesmo, em estúdios profissionais.
Estas vozes foram editadas em uma narração completa do conto. As trilhas musicais foram compostas por João Marcos Negrinho Martins. O resultado foi apresentado durante a exposição que ficou em cartaz, entre dezembro de 2012 e fevereiro de 2013, no Museu de Arte Contemporânea (MACRS), na galeria Xico Stockinger, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.
Mosaico de Vozes conta com as vozes de Andrea Bongiorni , Anna Julia Martins, Antônio Augusto Bueno, Bianca Zanella, Carlinhos Carneiro, Carlos Cachoeira, Dani Rauen, Domicio Grillo, Eduardo Da Camino, Fabiana Sasi, Fabiano Gobatto, Fabio Koruja , Indio San, João Zanchi Martins, Joca Martins, Jorge Matias, Juliana Spanevello, Laura Castilhos, Lilia Martins, Marcelo Delacroix, Newton Silva, Rodrigo dMart, Stefano Lima e Yara Baungarten.

A ação fez parte do projeto “O Último Homem na Lua“, de dMart e Antônio Augusto, que resultou em livro ilustrado, exposição de arte contemporânea e ação educativa sobre experiências em narrativa e desenho. O trabalho artístico teve curadoria da ilustradora e professora Laura Castilhos, com produção executiva de Yara Baungarten. O projeto teve financiamento do Fumproarte, Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre.
As trilhas musicais foram executadas por Negrinho Martins, nos violões, e Guilherme Ceron, no baixo, também responsável pela gravação das composições. A edição do áudio do Mosaico de Vozes é de dMart, com mixagem e masterização de Stefano Lima.
É possível também escutar o trabalho no SoundCloud.
Republicou isso em O ÚLTIMO HOMEM NA LUA.