Por Rodrigo dMart
Na semana passada, dia 16, começamos a oficina com a gurizada na Escola Neusa Goulart Brizola, localizada no bairro Cavalhada, zona sul da Porto Alegre, etapa de ação educativa do projeto “O Último Homem na Lua“.

A ideia da oficina é criar uma publicação com pequenas histórias, escritas e ilustradas pelos estudantes, em três encontros. O tema é o futuro (a partir de perguntas como “Qual é o futuro de sua comunidade?”, “Qual é o seu futuro?” ou “O que é o futuro?”). As técnicas utilizadas são variadas (desenho, gravura, colagem) com diferentes formatos possíveis (fanzine, histórias em quadrinhos, livro, cartaz).

Para começar os trabalhos, a turma de 16 estudantes, coordenada pela professora Andréa Bongiorni, foi dividida em quatro grupos ou equipe. Cada equipe escolheu um nome. Daí, surgiram os grupos “Os Demo“, “Somente Quatro“, “Bob Esponja” e “S-Stars” (as Super-Stars).

A partir da escolha do nome, os estudantes, que têm entre 12 e 16 anos, trabalharam na ideia, discutiram situações a partir do tema, e no esboçaram um argumento inicial para a narrativa. Em pouco tempo, já tínhamos quatro argumentos: “uma flor que cura o HIV”,” um guitarrista de rock que enfrenta preconceitos”, “uma menina solitária que observa o futuro pela janela do quarto” e “uma invasão de demônios no planeta Terra”.




A oficina prossegue na próxima terça-feira, dia 23, com a presença da curadora do projeto, a ilustradora Laura Castilhos.

As atividades da ação educativa iniciaram, em março deste ano, com uma palestra para os professores, mas o processo já tinha começado, desde novembro do ano passado, com uma primeira visita na escola, reunião com a direção e planejamento das oficinas.