Por Rodrigo dMart
“Barranca: nas Fronteiras da Arte e da Vida” é um documentário de televisão que dirigi e produzi para a TVE (Fundação Cultural Piratini Rádio e TV), com roteiro e edição de Fernando Hart e Fran Rebelatto e a colaboração de inúmeros colegas da Televisão Pública do RS. Dois teasers já estão em veiculação na internet e na TV.
O documentário trata de um festival de música que ocorre há 41 anos, em São Borja, em um acampamento às margens do Rio Uruguai. O evento, organizado pelo Grupo de Amador de Arte Os Angüeras, iniciou como uma pescaria entre amigos na Semana Santa e se tornou uma das principais referências da cultura do estado.

É um verdadeiro laboratório poético e musical da arte regional gaúcha. Durante o acampamento, os participantes devem compor, inspirados a partir de um tema, em apenas 24 horas: letra, música e arranjos para apresentação do palco do festival.

Este documentário traça um panorama do cotidiano da Barranca, em 2011.
Entrevistas com Nico Fagundes, Luiz Carlos Borges, Olívio Dutra, Érlon Péricles, Marco Antônio Loguércio, Pirisca Grecco, César Lindenmeyer, Miguel Bicca, Zelito, José Candido Motta, Rafael Ovídio “Cabo Deco”, Elton Saldanha, Augustinho Munchen, Luiz Carlos Dornelles “Mango Feio” e muitos outros barranqueiros, além de material de arquivo de depoimentos de Sérgio Metz “Jacaré” e Apparício Silva Rillo, um dos criadores do festival.
O trabalho irá ao ar em breve pela TVE, Televisão Educativa do RS.
Sou natural de São Borja, mas moro em SC a 4 anos e gostaria de saber quando irá passar na TVE do RS este documentário??? e se ele será postado no Youtube para que eu possa assisti-lo por aqui?? abraços. José Henrique Gattiboni – Rancho Queimado – SC
Olá, caro José Gattiboni.
O documentário ainda não tem data de exibição. Provavelmente, irá ao ar na segunda quinzena de junho. Não sei informar se será postado no YouTube.
Para mais informações: http://www.tve.com.br/?model=contato&menu=0
Baita abraço, dMart