Ana Mendieta: cabelos e pontas duplas

The cuban artist Ana Mendieta is a major reference for the work “Doubles Tips / Tips Doubles” by Yara Baungarten and dMart, in exhibition until June 5 in Porto Alegre.

As inspirações para os trabalhos da exposição Duplas Pontas/Pontas Duplas são muitas. Desde a antiga mania feminina de não deixar nada de errado no visual, passando por revistas como Criativa e Marie Claire e chegando na história da arte.

Nós curtimos bastante o trabalho de performance da cubana Ana Mendieta, principalmente a obra Transplante de Pelo Facial, de 1972. Ela faz referência aos ready-mades de Marcel Duchamp, na obra L.H.O.O.Q (leia-se Elle a chaud au cul), de 1919. Em L.H.O.O.Q, Duchamp dá à Mona Lisa um bigode. Em Facial Hair Transplant, Mendieta retira a barba e o bigode de um amigo e reaplica os pelos em seu próprio rosto. A artista, ao refletir sua performance, diz que lhe agrada tirar os cabelos do outro pois assim recebe a força desta pessoa.

Ana Mendieta - Transplante de Pelo Facial, 1972 (in: Arte Conceptual, de Daniel Marzona, Taschen)

E para nossa alegria, o trabalho de Ana Mendieta pode ser conferido em Porto Alegre, na mostra Horizonte Expandido, que reúne importantes nomes da arte conceitual / land art/ video art do mundo. Estão expostos no Santander Cultural trabalhos de Hélio OiticicaMarina Abramovic (Sérvia), Victor Grippo (Argentina), Bas Jan Ader (Holanda), Joseph Beuys (Alemanha) e dos norte-americanos Allan Kaprow, Bruce Nauman, Chris Burden, Dan Graham, Dennis Oppenheim, Gordon Matta-Clark, Nancy Holt, Robert Smithson e Vito Acconci. A exposição fica em cartaz até 15/08.

E a mostra Duplas Pontas / Pontas Duplas prossegue até o sábado, dia 05/06, quando acontece um bate-papo sobre a performance Corte de Cabelo, a partir das 18h, na Jabutipê (R. Cel. Fernando Machado, 195), no centro de Porto Alegre.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.