Um saca-rolhas que vira bailarina. Um ameaçador jacaré feito de prendedor de roupas. A sua caneta vira um homem magro e a luminária se movimenta. Mas você não está sonhando, está na verdade vivenciando o Teatro de Objetos, uma das vertentes mais poéticas do Teatro de Animação.
E para apreciar e aprender, a oportunidade está no Cais do Porto da Capital. Entre hoje e domingo, os espaços junto ao Guaíba se movimentam ao ritmo dos mais variados objetos: latas, latinhas, latões, elementos que estão sem uso, ou até aqueles que saíram diretamente das gavetas. É o FITO, Festival Internacional de Teatro de Objetos, um projeto do SESI que teve a primeira edição em Belo Horizonte, em 2009.
Em Porto Alegre, são 12 grupos de 6 países, notadamente provenientes da Europa, como os franceses da Cie du Petit Monde e os espanhóis do La Chana Teatro. Do Brasil, vem de São Paulo o pioneiro grupo XPTO, na ativa há 25 anos. As atrações se apresentam a partir das 15h, quinta e sexta (25 e 26/03), e a partir das 16h, no sábado e domingo (27 e 28/03).
Além dos espetáculos, o evento trouxe duas oficinas gratuitas, uma de animação em vídeo e outra de fundamentos do teatro de objetos. No Cais, acontecem ainda exposições, mostras e outras atividades. E é claro, um show do Uakti. O grupo mineiro apresenta “21”, a partir das 21h30 de sábado, no Cais.