A artista visual Yara Baungarten participa da exposição Panorâmica que reúne fotógrafos na Usina do Gasômetro.
O trabalho de Yara chama-se “Andando Storyboard” e faz parte da série de vídeoarte e fotografias intitulada “Imagens Marionetáveis” que busca a hibridação das linguagens do teatro de bonecos, da fotografia e do vídeo.

Yara é especialista em Poéticas Visuais, com ênfase em Gravura, Fotografia e Imagem Digital, graduada pela Feevale. Também expõem na mostra os colegas Renata Stoduto, Igor Sperotto, Ida Thön, Carolina Rochefort, Isa Reichert, Guilherme Lund e Aletéa Mattes.

Segundo a curadora da exposição e coordenadora do curso, a professora Elaine Tedesco, “através de gêneros pictóricos recorrentes na história da fotografia: o retrato, a paisagem, a natureza morta e a arquitetura, os trabalhos desenvolvidos por estes artistas apresentam diferentes maneiras de explorar os aspectos híbridos gerados pela contaminação da fotografia com a imagem digital”.
Para Elaine, a questão da atualidade da fotografia está presente neste excerto dos trabalhos produzidos por alunos da Feevale, pois se “nas últimas décadas o processo de obtenção técnica de imagens estáticas mudou drasticamente, passando a incluir necessariamente etapas de processamento digital, ainda assim o nomeamos fotografia”.
A mostra apresenta ainda uma seleção de trabalhos em fotografia realizados por alunos da ESPM e da Fabico/UFRGS, com coordenação de Mário Bitt-Monteiro, do Núcleo de Fotografia da instituição.

A exposição Panorâmica fica em cartaz até o dia 09/08, na Galeria dos Arcos da Usina do Gasômetro (Av. Pres. João Goulart, 551), em Porto Alegre/RS. Visitação de terça a domingo, das 9h às 19h.