Quarto livro do escritor, a obra infanto-juvenil “Zeca Bum Chuta o Balde” dá continuidade às aventuras do personagem, criado e ilustrado por dMart. Evento acontece domingo, 09/11, às 18h, na Praça de autógrafos da Feira.
Zeca Bum está entediado. O rapaz, que já salvou seu reino de um apagão energético em “Zeca Bum Chaminé não é Vulcão” (Imagina Conteúdo, 2019), sente que precisa explorar o mundo em busca de entendimento e novas experiências. E, nessa jornada, o jovem encontra perigos, faz novos amigos e busca soluções para o desafio atual: uma crise hídrica que beira o cataclismo.
Em uma premissa que muito reflete a realidade da exaustão dos recursos naturais e a consequente escalada de calamidades, o jornalista, músico e escritor Rodrigo dMart expande o universo de Zeca Bum, com cidades, territórios e personagens com camadas mais complexas de personalidades. A narrativa está mais longa e o livro recebe ilustrações do próprio autor, com o uso de reciclagem artística.
RECICLAGEM ARTÍSTICA E O UNIVERSO DOS PESCADORES
O conceito para a criação das imagens, cenários e texto é inspirado, em “Zeca Bum Chuta o Balde”, no cotidiano da labuta e da vida doméstica dos Pescadores da Colônia Z3, em Pelotas (RS, Brasil). Homens e mulheres que dominam o rústico da madeira, da areia e da água com as técnicas das redes e dos barcos. A equipe do livro visitou a Colônia e, convivendo no local, coletou materiais, fotografias e expressões e gírias da fala oral da região, estas últimas reproduzidas em diálogos na publicação.
E, ainda, a Associação de Artesãs Redeiras, originária da Colônia Z3, através das associadas Flávia e Karine, criou um figurino exclusivo para uma das personagens principais da história, com traje feito com rede de pescar camarão reciclada artesanalmente e com direito às biojoias da marca Redeiras.
O resultado são figuras que mesclam organicidade e tecnologia, através de esculturas formadas in situ nas praias da Z3, desenho à mão livre, fotografia, edição por computador e arte generativa, além das sucatas e traquitanas que já compõem a visualidade do “ZecaVerso”, como dMart gosta de referir ao projeto (que prevê o lançamento de cinco livros sobre o personagem).
O trabalho de “Zeca Bum Chuta o Balde” é financiado pelo edital Procultura de Pelotas, com produção e assessoria pedagógica de Janaína Guerra e coordenação de Yara Baungarten (Imagina Conteúdo Criativo). O livro conta com texto de apresentação do cartunista André “Alma” Macedo, design editorial de Valder Valeirão e consultoria em arte generativa de Indio San. O apoio é da Gráfica Odisseia.
FEIRA DO LIVRO E AÇÕES EDUCATIVAS EM PELOTAS
O lançamento e sessão de autógrafos de “Zeca Bum Chuta o Balde” acontece durante a Feira do Livro de Pelotas, no dia 09/11, domingo, às 18h, com todos os quatro livros de dMart à venda na banca e no site da Livraria Vanguarda.
E, como de praxe nos projetos capitaneados pela Imagina Conteúdo Criativo, o enfoque em ação educativa vinculada ao livro é um destaque da proposta. Em Pelotas, estão marcados um bate-papo com a comunidade da Colônia Z3, no restaurante da Gi, no dia 08/11, sábado, às 14h, e encontros teórico-práticos para alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Fernando Osório, no bairro Três Vendas, no dia 10/11, segunda-feira, nos turnos da manhã e tarde. Esta edição do livro é acompanhada de extras, com material didático, chamado de “Atividades Zecalógicas“ e adesivo.
PRIMEIRA AVENTURA DE ZECA BUM DISPONÍVEL EM AUDIOLIVRO
Para quem se interessou pela história de Zeca, pode acessar – gratuitamente – o audiolivro do primeiro volume, “Zeca Bum Chaminé Não é Vulcão”, realizado em conjunto com o novo lançamento. Com vozes e trilhas musicais de Eduardo “DableO” Osório e edição de Thomas Dreher, a narração encontra-se disponível no canal da Imagina Conteúdo Criativo no YouTube.
SOBRE O AUTOR
RODRIGO DMART (Rodrigo Nolte Martins) nasceu em Pelotas (Brasil), em 1974. É músico, escritor, jornalista, artista, produtor cultural e pesquisador acadêmico. Na área profissional e acadêmica, é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Pós-graduado em Desenvolvimento de Jogos Digitais (PUC-RS). É mestre no programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Especialização em MBA em Marketing Estratégico Digital (Descomplica).
Como escritor, é autor da graphic novel “Um Outro Pastoreio” (2010 e 2020), ao lado do ilustrador e designer Indio San, do livro ilustrado “O Último Homem na Lua” (2012), parceria com o artista plástico Antonio Augusto Bueno, e do infanto-juvenil “Zeca Bum – Chaminé Não é Vulcão” (2019), criando texto e ilustração. “Zeca Bum” foi vencedor na categoria de ilustração do Prêmio Minuano de Literatura de 2020, em evento promovido pelo Instituto Estadual do Livro (IEL).
Na música, é baterista e letrista da banda Doidivanas (1998 em diante), com quem já lançou seis discos. Desde 2018, cria e atua no projeto do duo Departamento D, ao lado de Eduardo “DableO” Osorio, com o qual lançou dois EPS, o primeiro em 2020, e o segundo intitulado “Vision Trick” (2023), com produção musical de Frank Jorge. Entre 2023 e 2025, participou do projeto que resultou no sexto álbum da banda Doidivanas, iniciativa artística e educativa com a Orquestra Estudantil de Pelotas, que integrou oficinas, gravações e shows na cidade.
SERVIÇO
Lançamento “Zeca Bum Chuta o Balde”, quarto livro de Rodrigo dMart
Sessão de autógrafos dia 09/11, domingo, 18h
Feira do livro de Pelotas (pavilhão de autógrafos) – Praça Cel. Pedro Osório
Todos os livros de dMart estão à venda pela Livraria Vanguarda
Ações Educativas
08/11 – Colônia de Pescadores Z3
10/11 – Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Fernando Osório
Zeca Bum Chuta o Balde
Imagina Conteúdo Criativo – 2025
Valor R$ 60,00
Link para o audiolivro: https://tinyurl.com/ZecaBumAudiolivro
Instagram e Site:





