por Rodrigo dMart
Estamos tendo a possibilidade de circular por inúmeros locais e eventos nesta divulgação da graphic novel Um Outro Pastoreio. Ficamos honrados e contentes a cada situação que se apresenta, afinal, levou tanto tempo para finalizar e editar o livro, que agora é um prazer encontrar o público e mostrar um pouco de todo o processo.
Alguns desses momentos são programados com bastante antecedência, outros surgem por convites bastante espontâneos. Foi o caso do Cabaré do Verbo, uma congregação de fazedores culturais, que agora ocupa periodicamente o bar do mezanino da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.

Recebi o convite de Fernando Ramos, que organiza a FestiPOA Literária e participei da quinta edição do evento, na quinta, dia 19/05. No palco, se apresentaram os autores Marco de Curtis e Daniela Langer, que leu um conto muito divertido e bem escrito, do seu livro No Inferno é Sempre Assim e Outras Histórias Longe do Céu, da editora Dublinense. E também fizeram sua música a Angélica Rizzi e ainda, a Gabi Lima.
A leitura de Um Outro Pastoreio contou com uma breve apresentação/entrevista do Fernando, para contextualizar o público da nossa iniciativa. E o tira-gosto pastoril foi o capítulo Dynamikós. Aproveitando a deixa, li ainda uma poesia inédita, chamada O Som da Gastronomia da Língua (ou A Canção da Fome das Palavras).

É muito curioso o fato de que, em dois lugares bem distantes um do outro – Porto Alegre e Recife – os saraus literários e artísticos tenham acolhido a graphic novel e aberto espaço, sem muito planejamento, para que o livro fosse lido e comentado. São bons ventos que trazem esses momentos e a nós, daqui, cabe aproveitá-los.