De Recife a Olinda, divulgando a graphic novel Um Outro Pastoreio.
O roteirista Rodrigo dMart prestigiou o sarau “Quartas Literárias“, realizado há 11 anos no Centro de Cultura Luiz Freire, em Olinda Antiga. E lá, fez uma leitura do livro para o público presente.

E deixou sua passagem registrando, em entrevista para a equipe organizadora do evento.
No local, que fica na rua 27 de Janeiro, 181, funciona também a produtora TV Viva, uma tv comunitária criada em 1984.

A TV Viva é responsável por alguns dos mais interessantes programas que já conferimos nos últimos tempos: o TV Nação, tratando de cultura e diversidade do Estado de Pernambuco e o Som na Rural, produção sobre música que abrange artistas do Nordeste brasileiro. A atração é apresentada por Roger de Renor, comunicador e incentivador do movimento Mangue Beat, que atualmente é o presidente da TV Pernambuco. Ele conversou com dMart e recebeu um exemplar de Um Outro Pastoreio, e de Nosotros, o 4º disco da banda Doidivanas.

Em Olinda, os contatos seguiram sendo feitos. Encontramos o cineasta Vincent Carelli, diretor do documentário Corumbiara, melhor filme no Festival de Gramado em 2009. Com um trabalho voltado para a temática indígena, Carelli está radicado em Pernambuco, de onde coordena a produtora Vídeo nas Aldeias.

E as articulações não param. O projeto de Um Outro Pastoreio foi apresentado na Prefeitura de Olinda, no Gabinete do Vice-Prefeito, Horácio Reis.

Prestigiaram a palestra representantes das seguintes entidades, associações e órgãos: UAP – União dos Afoxés de Pernambuco, Coordenação Estadual dos Pontos de Cultura, Associação dos Maracatus de Olinda, Fórum Estadual de Cultura Étnico Racial, Orçamento Participativo de Olinda, Conselho do Movimento Político, Cultural e Religioso “Terça Negra “, Fórum Institucional para a Promoção da Igualdade Racial de Pernambuco (FIPPIR), Conselho Estadual da Promoção da Igualdade Racial, Fórum Municipal de Educação Étnico Racial, Maracatu Nação Leão Coroado, Maracatu Rural Chuva de Prata, Afoxé Alafín Oió, Afoxé Oxum Pandá, Mulheres de Terreiro, e a Coordenadoria de Negros e Negras da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Olinda.
E para não dizer que todo o tempo foi de trabalho, Yara Baungarten fez uma breve visita à Igreja e Mosteiro de São Bento, complexo localizado próximo ao prédio da Prefeitura.

2 comentários Adicione o seu