Livro de estreia da escritora negra Fabiana Sasi reforça o valor da ancestralidade para crianças

Lançamento do livro “O Fio da Memória”, de Fabiana Sasi, ocorre nesta terça-feira, dia 21/09, no perfil do Instagram do projeto (@ofiodamemoria), com acesso gratuito ao ebook da obra. Projeto cultural com coordenação e organização de Yara Baungarten, da Imagina Conteúdo Criativo.

A publicação infantil conta a história de Lia, uma guriazinha bem “perguntadeira”, que se surpreende ao perceber que a jovem tia está começando a ficar grisalha. Em busca de respostas, Lia recorre à avó, e com a matriarca da família, ela descobrirá o valor de cada fio branco como fonte de sabedoria e memórias preciosas.

O livro de Fabiana Sasi busca ser um instrumento para visibilizar a tradição da cultura oral africana na transmissão de saberes e histórias. Pela valorização dos fios de cabelos brancos da personagem da avó, a publicação destaca a função social do ancião na cultura africana, reconhecendo elementos significativos tais como o tempo e a memória na construção de processos identitários de pessoas negras.

A autora Fabiana Sasi é baiana e está radicada em Porto Alegre há dezoito anos. Para a escrita de “O Fio da Memória“, ela trouxe aspectos de sua trajetória profissional em televisão, publicidade e cinema. O projeto foi desenvolvido usando métodos bem semelhantes ao de um roteiro audiovisual. O texto narrativo foi sendo composto com uma linguagem muito próxima à espontaneidade presente na oralidade.

A intenção da autora é que a publicação seja enriquecida com uma série de elementos não verbais, coisas que pudessem avivar memórias comuns, gerando identificação com o público ou apresentando a muitos leitores aspectos da cultura afro-brasileira que sofreram apagamento ao longo do tempo.

As ilustrações ficam a cargo da artista visual e ceramista Sílvia do Canto, desenvolvidas no encontro com o universo particular da autora, que sugeriu que os desenhos fossem produzidos usando uma paleta de cores inspirada em pigmentos naturais provenientes da argila, apontando assim a diversidade de tons da pele negra e reportando ao mito iorubano de criação do “homem” através do barro.

“Sou grata por essa parceria cheia de trocas valiosas, e Sílvia trouxe muitas contribuições e materializou a história de uma forma encantadora”, afirma Fabiana.

Em respeito às medidas de isolamento social para contenção da proliferação da Covid-19, a execução foi realizada quase em sua totalidade por videoconferência e outros meios eletrônicos. Apesar do desafio de estrear como proponente cultural em meio à pandemia, Fabiana Sasi espera que esse feito possa encorajar outras mulheres a se sentirem capazes de exercer com protagonismo projetos que abarquem suas trajetórias, ousando participar de editais e outras políticas governamentais que estimulem o acesso a produtores iniciantes.

Assim como a história que apresenta uma configuração familiar matriarcal (avó, tia e neta), o projeto reforça a autonomia e importância feminina na sociedade com uma equipe majoritariamente composta por mulheres. Na coordenação de produção, Yara Baungarten traz sua experiência de treze anos à frente da Imagina Conteúdo Criativo, empresa de produção cultural.

A equipe técnica de audiodescrição, constituída por roteirista, consultora e revisora, traz respectivamente: Eva Motchi, Mariana Baierle e Ana Claudia Ferreira. Para a revisão textual, a bacharelanda em Letras na UFRGS, Laura Cravo Pedroso. E na locução da audiodescrição e edição de vídeo, Claudia Sempé, sócia-diretora da Videoarte Produções.

Ao acrescentar elementos da cultura negra, a obra busca reverenciar parte da lei no 10.639/2003 que inclui o ensino de história, cultura afro-brasileira e africana no currículo das escolas brasileiras. O livro possui um pequeno glossário ilustrado contemplando as definições de termos presentes no texto como: Ori, Oxalá e Iroco, e destaca outras palavras da diáspora africana, faladas no Brasil.

LANÇAMENTO

O Fio da Memória” será lançado em formato digital com acesso gratuito e ficará à disposição na página da rede social do projeto (Instagram: @ofiodamemoria) a partir do dia 21 de setembro.

Para garantir a acessibilidade da obra às pessoas com deficiência visual ou auditiva, também será disponibilizado um vídeo com a contação da história, incluindo legendas e audiodescrição das ilustrações.

imagens de divulgação do projeto

A produção de roteiro de audiodescrição foi realizada com uma equipe multidisciplinar sob a supervisão de Sid Schames, diretor do Som da Luz Tecnologias de Inclusão. O público geral e bibliotecas que possuam repositório digital também podem fazer a solicitação dos arquivos por correio eletrônico (ofiodamemoria@gmail.com).

O livro terá uma pequena tiragem impressa, com 36 páginas coloridas, em formato de 20×20 cm, tendo 20% dos exemplares destinados a SEDAC/RS. A ideia é que a obra possa chegar em versão física a algumas bibliotecas públicas infantis do estado.

O livro foi feito de forma totalmente independente, sendo editorado por Gilberto Menegaz, que atua há 26 anos como diretor da Imagens da Terra Editora. Os interessados em adquirir a versão física podem entrar em contato direto com a autora.

O projeto foi desenvolvido entre os meses de maio e setembro de 2021, com recursos da Lei Aldir Blanc, através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura com a Fundação Marcopolo.

SOBRE AS AUTORAS

Fabiana Sasi | escritora e proponente
Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Rádio TV pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), especialista em Cinema pela UNISINOS, discente de Jornalismo na UFRGS e cozinheira profissional pela escola Técnica de Gastronomia do SENAC/RS. Em 2010, coordenou a
finalização do Longa-Metragem “O Carteiro”, de Reginaldo Farias produzido pela TGD Filmes. Em 2013, participou da Exposição Katakatá do MAC-RS, com a obra “Senhora que é das Águas”, que atualmente integra o acervo do Museu. Possui 11 anos de experiência como produtora executiva e editora de imagens em televisão e produtoras de vídeo de Porto Alegre.

Sílvia do Canto | ilustradora e diagramadora
Bacharel em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS. Ilustradora freelancer com experiência em ilustração científica, desenhos botânicos, materiais didáticos e design de personagens. Ilustrou o Kit paradidático RS Negro, produzido em parceria pela Fundação Esporte Clube Internacional, CEEE e Governo do Estado do RS. Desenvolveu o Selo “50 Anos do 20 de
Novembro”, numa ação que celebra o cinquentenário do Dia Nacional da Consciência Negra. Há 13 anos produz e ministra oficinas de fanzines.

SERVIÇO
O QUE: Lançamento do e-book gratuito do livro infantil O Fio da Memória
QUANDO: Terça – 21|09|2021
ONDE: Instagram @ofiodamemoria | linktr.ee/ofiodamemoria (ebook)
CONTATO: Fabiana Sasi 51 99627 1286 | @ofiodamemoria e imagina.conteudo@gmail.com

FICHA TÉCNICA – LIVRO E ACESSIBILIDADE
Texto e produção: Fabiana Santana da Silva
Ilustrações e Projeto gráfico: Sílvia do Canto
Editoração: Gilberto Menegaz
Coordenação de projeto: Imagina Conteúdo Criativo
Revisão: Yara Baungarten e Laura Cravo Pedroso
Impressão: Gráfica Odisseia
No de páginas: 36
ISBN: 978-65-00-24755-8
Formato: 20 x 20 cm

Produção de roteiro de Audiodescrição: Som da Luz – Tecnologias de Inclusão
Roteirista de Audiodescrição: Eva Mothci
Consultoria de Audiodescrição: Mariana Baierle
Revisão Final de Audiodescrição: Ana Claudia Ferreira e Sid Schames
Narração da história: Fabiana Sasi
Locução da audiodescrição: Cláudia Sempé
Gravação de áudios e edição: Cláudia Sempé
Apoio: Videoarte Produções e OSC Mundo Melhor




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.