Autor de Zeca Bum, Rodrigo dMart participa do Sarau dos Vencedores do Prêmio Minuano de Literatura

Neste sábado (14/11), a partir das 14h, o IEL promove o Sarau dos Vencedores do Prêmio Minuano de Literatura, como parte da programação da 66ª Feira do Livro de Porto Alegre, através do canal do Youtube do Instituto do Livro (clique aqui para assistir), com participação de Rodrigo dMart.

O livro “Zeca Bum – Chaminé não é Vulcão”, do escritor, músico e jornalista Rodrigo dMart, foi o vencedor na categoria de ilustração do Prêmio Minuano de Literatura de 2020, em evento promovido pelo Instituto Estadual do Livro (IEL), em parceria Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que teve transmissão online no dia 06/11.

Rodrigo dMart e o livro “Zeca Bum – Chaminé não é Vulcão (fotografia de Renata Stoduto)

Para este evento virtual, dMart gravou um vídeo exclusivo, falando sobre o processo de criação das artes de “Zeca Bum – Chaminé não é Vulcão” – no qual o artista utilizou o conceito de “reciclagem artística” – e recitando parte do texto, na primeira publicação na qual encarou o desafio de criar texto e arte.

Durante a Feira do Livro de Porto Alegre, o livro está à venda pelo site da Associação Ligia Averbuck, em uma parceria com Instituto Estadual Do Livro. “Zeca Bum – Chaminé não é Vulcão” também já está disponível como e-book na plataforma Amazon.

CONHEÇA AS OBRAS VENCEDORAS DO PRÊMIO MINUANO DE LITERATURA 2020

  • CRÔNICA: “O homem infelizmente tem que acabar”, de Clara Corleone, Editora Zouk
  • ILUSTRAÇÃO: “Zeca Bum – Chaminé não é vulcão”, de Rodrigo dMart, Ilustrações de Rodrigo dMart, Editora Imagina Conteúdo Criativo
  • JUVENIL: “Enfim, capivaras”, de Luisa Geisler, Editora Schwarcz S.a
  • INFANTIL: “Turma da Goiaba”, de Anderson LadoBeco, Editora AVEC
  • CONTO: “Prosa Pequena”, de Amilcar Bettega, Editora Zouk
  • FICÇÃO: ROMANCE/NOVELA: “Controle”, de Natalia Borges Polesso, Editora Schwarcz S.a
  • POESIA: “Fabulário”, de Ana Santos, Editora Confraria do Vento
  • ESPECIAL: “O novo conservadorismo brasileiro”, de Marina Basso Lacerda, Editora Zouk
Capa de “Zeca Bum – Chaminé não é Vulcão” – Arte: Rodrigo dMart

ZECA BUM: RECICLAGEM ARTÍSTICA E EXPERIMENTAÇÃO NARRATIVA

Lançado em outubro de 2019, o infanto-juvenil “Zeca Bum – Chaminé Não é Vulcão” é o terceiro livro de Rodrigo dMart e apresenta um conto sobre a realização de sonhos. O jovem Zeca descobre sobre a importância de cultivar suas aspirações e os desejos – superando obstáculos e aprimorando conhecimentos – até encontrar a oportunidade certa para alcançar os objetivos.

Um dos conceitos principais da narrativa e da ilustração do livro é a reciclagem artística. A arte gráfica do livro propõe uma experiência de cunho social e educativo, utilizando sucatas, traquitanas e lixos eletrônicos – objetos do cotidiano que são jogados fora – mesclados com desenhos, fotografias, textos e manipulações digitais.

Página dupla de“Zeca Bum – Chaminé não é Vulcão”, do escritor, músico e jornalista Rodrigo dMart

A edição impressa de “Zeca Bum – Chaminé Não é Vulcão” foi lançada em outubro de 2019, com financiamento do ProCultura, fundo público de fomento artístico da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Pelotas (RS). A produção é de Cassiano Gasperin, com coordenação de Yara Baungarten, da Imagina Conteúdo Criativo.

A publicação tem 64 páginas coloridas e está voltada para o público infantojuvenil. Dá início a uma série de aventuras com o personagem Zeca Bum, com três novas publicações já elaboradas e programadas por dMart, a serem lançadas nos próximos anos.

SOBRE O AUTOR

Natural de Pelotas (RS), Rodrigo dMart é músico, jornalista e escritor. Pós-graduado em Desenvolvimento de Jogos Digitais (PUC-RS), atualmente cursa o mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (IFRS).

Rodrigo dMart: músico, jornalista, escritor, artista visual e pesquisador acadêmico (fotografia de Renata Stoduto)

É jornalista na Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura do RS (anteriormente, na Televisão Educativa do RS e na rádio FM Cultura) e consultor de projetos na Imagina Conteúdo Criativo. Na música, criou a banda Doidivanas, projeto de fusão do rock com os regionalismos gaúcho e latino-americano. Com o grupo, lançou cinco álbuns, entre 1998 e 2017, sendo o mais recente “Próximos Distantes”. Em 2020, prepara seu trabalho musical AND, com o duo Departamento D.

Foi coordenador de Música e Artes Cênicas da Secretaria de Cultura de Pelotas. É autor da graphic novel “Um Outro Pastoreio”, em parceira com o ilustrador Indio San. Entre 2010 e 2013, realizou o projeto “O Último Homem na Lua” – com livro ilustrado, exposição de mídias digitais e ação educativa – ao lado do artista plástico Antônio Augusto Bueno e curadoria de Laura Castilhos, projeto financiado pelo Fumproarte, de Porto Alegre.

CONTATOS

Telefones/WhatsApp: (51) 99242-7224
E-mail: imagina.conteudo@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s