O Teatro de Bonecos no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é palco e sede de representativos grupos de teatro de formas animadas.

Como em todo o Brasil, o Estado viu passar companhias de teatro itinerantes, com influências das marionetes europeias, como os puppentheaters, em registros que podem ser encontrados na região de colonização alemã da Serra Gaúcha, nos anos 1930.

Em meados de 1950, o grupo TIM (Teatro Infantil de Marionetes) estabelece, desde Porto Alegre uma trajetória de auto-aprendizado e descoberta das técnicas e da confecção dos bonecos. A família Sena desbrava a televisão, festivais e o Brasil, com mais de sessenta anos de atuação.

Os anos 1960 e 1970 trazem o teatro de bonecos para as emissoras de TV, e circulam pelas redes nacionais e locais grupos com shows, programas e esquetes especiais.

A organização de grupos e a profissionalização dos mesmos vêm em conjunto com a formação da Associação Gaúcha de Teatro de Bonecos (AGTB) e a movimentação dos primeiros festivais locais, aos moldes dos eventos nacionais, nos quais as companhias do Estado estavam ganhando destaque.

Em finais dos anos 1980, em Caxias do Sul, acontece a gênese do Festival Internacional de Teatro de Bonecos, com a AGTB. A proposta segue com a Fundação Cultural de Canela, completando 31 anos em 2020. Durante os anos 2000, outras atividades importantes se seguem como a Semana de Teatro de Bonecos de Porto Alegre, com apresentações e ações formativas para o setor.

SITES

https://abtbcentrounimabrasil.wordpress.com/

https://festivalbonecoscanela.com.br/

TIM Teatro de Marionetes – https://wepa.unima.org/en/teatro-infantil-de-marionetes-tim/

https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701132015056/7799

SOBRE O PROJETO IMAGENS MARIONETÁVEIS

O projeto IMAGENS MARIONETÁVEIS – O TEATRO DE BONECOS NA TELEVISÃO DO RS é uma realização da artista visual, jornalista e produtora cultural Yara Baungarten e apresenta uma série de postagens para a internet sobre produção de teatro de bonecos para a televisão gaúcha, desde os anos 1970 até hoje. Trata-se de um passeio pela história do teatro de bonecos e da televisão, com os principais grupos e companhias envolvidas, as técnicas de manipulação mais utilizadas nos programas e os formatos televisivos.

Yara Baungarten: artista, jornalista, pesquisadora e produtora cultural

A série de dez publicações digitais pode ser acompanhada, entre 05 a 26 de outubro de 2020, às segundas, quartas e sextas-feiras, através do Instagram e Facebook de Yara Baungarten (@yarabaungarten). A última publicação será um e-book, resultado da compilação de todo o material, também chamado IMAGENS MARIONETÁVEIS – O TEATRO DE BONECOS NA TELEVISÃO DO RS, disponível no site www.imaginaconteudo.com.

Este trabalho conta com o financiamento do Edital FAC DIGITAL RS.

#culturaessencial #facdigitalrs #feevale #feevaletechpark

Facebook: @RS.sedac, @feevale e @feevaletechpark. Instagram: @sedac_rs, @feevale e @feevaletechpark.

Sites: www.cultura.rs.gov.brwww.feevale.br e www.feevaletechpark.com.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s