Demétrio Xavier lança novo disco, intitulado Cantos do Sul da Terra

Cantos do Sul da Terra é o terceiro trabalho em estúdio do músico e radialista Demétrio Xavier, que comemora seus 30 anos de carreira e contempla importantes compositores sul-americanos.

cantos encarte.jpg

O álbum Cantos do Sul da Terra celebra a música popular e folclórica do cone sul da América. No repertório do disco, são apresentadas obras do cancioneiro de inspiração folclórica do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile. Entre as 14 faixas, estão textos e composições de Atahualpa Yupanqui, Victor Jara, Daniel Viglietti, Mario Benedetti, Violeta Parra, além de obras autorais, tanto com letra e música de Demétrio quanto em parceria com Marco Aurélio Vasconcellos.

 “Benedetti sabe e nós também que a consigna ‘o Sul também existe’ significa que o Sul existe acima de tudo; quase ou às vezes significará, mesmo, que só o Sul existe, abarcando todas as coisas, querência sem medida, polo sem antípoda, magneto único do Cosmos de Torres García”, afirma Demétrio Xavier no texto de apresentação do álbum.

cantos encarte 1

A escolha do título é uma homenagem ao programa criado e conduzido por Demétrio entre 2011 e 2018 na rádio FM Cultura de Porto Alegre (RS). Não apenas o nome faz essa referência: as canções são costuradas com trechos de poesia e a atmosfera do programa é, em alguma medida, recriada no álbum.

O projeto conta com as participações dos artistas gaúchos Marco Aurélio Vasconcellos, Daniel Wolff e Marcelo Delacroix e dos hispano-americanos Raúl Noriega, Laura Peralta e Golondrina Ruiz, da Argentina, e María Elena Mello, do Uruguai.  A produção musical do álbum é do flautista e arranjador Pedrinho Figueiredo.

O disco Cantos do Sul da Terra tem financiamento do Fumproarte (Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural) e foi gravado em Porto Alegre entre 2016 e 2017, com a produção executiva de Márcio Gobatto e coordenação da Imagina Conteúdo Criativo.

O show do lançamento acontece no Theatro São Pedro, na quarta-feira, dia 26/09, a partir das 21hs. Estão confirmadas as presenças de todos os artistas participantes do álbum, vindos da Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul. O Theatro fica na Praça Mal. Deodoro, s/n.

CD CANTOS DO SUL DA TERRA – R$ 35,00

Pedidos pelo email: cantosdosuldaterra@gmail.com

FACEBOOK: Projeto Cantos do Sul da Terra 

Financiamento: Fumproarte / Prefeitura de Porto Alegre

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s