Graphic novel “Um Outro Pastoreio” em turnê no Rio Grande do Sul e em Pernambuco

O roteirista Rodrigo dMart e o ilustrador Indio San fazem lançamentos e palestras sobre a publicação em Porto Alegre, Santa Maria, no RS e em Recife e Olinda, em Pernambuco, entre os dias 03 e 11 de maio.

Primeira parceria entre o ilustrador Indio San e o jornalista e músico Rodrigo dMart, a novela gráfica “Um Outro Pastoreio” foi lançada de forma independente, em agosto de 2010, através de uma ação coletiva de micro financiamento. O livro recebeu cinco indicações para o 23º Troféu HQMix: desenhista revelação, roteirista revelação, publicação independente edição única, projeto editorial e edição especial nacional.

O projeto também ganhou destaque da mídia nacional com resenhas e reportagens publicadas nas revistas Rolling Stone, Galileu e Revista da Cultura ,no portal Overmundo e nos jornais Zero Hora, Correio do Povo, entre outros.

Uma história brasileira e universal

É uma história original, livremente inspirada na lenda “O Negrinho do Pastoreio” – conhecida pela versão do escritor regionalista João Simões Lopes Neto (1865-1916), publicada no início do século XX. A trama agrega também elementos da religiosidade afro-brasileira e da mitologia dos orixás.

“Um Outro Pastoreio” trata das jornadas de Iansã, a Deusa dos Ventos e das Tempestades, e de Simão, um velho peregrino. É um tempo desolador e uma horda de guerreiros invasores espalha terror e destruição. Assim, a deusa e o ancião precisam agir para garantir o futuro do Mundo dos Homens e dos Orixás. Para isso, Iansã e Simão recriam a lenda do Negrinho do Pastoreio, um escravo que tinha o dom de encontrar coisas perdidas.

“Um Outro Pastoreio”: quadrinhos, literatura e artes visuais

Rodrigo dMart e Indio San na DSLAB Laboratório de Desenhos

Indio San e dMart trabalharam durante cinco anos na narrativa, que mescla fotografia, desenho, teatro de bonecos e ilustração digital. Um Outro Pastoreio” é um livro no qual texto e imagem transitam entre a literatura e a arte sequencial: um diálogo que apresenta elementos tanto de um livro ilustrado quanto de uma graphic novel. A publicação é colorida, numa edição de luxo, impressa em papel pólen, capa dura e 208 páginas.

Serviço:

> 03/05 – Terça-feira – 20h

Palestra-Entrevista “Um Outro Pastoreio e as Novas Formas Narrativas

Dentro da programação do 4º FestiPoA Literária

Letras & Cia – Av. Osvaldo Aranha, 444 – Porto Alegre – RS

> 04/05 – Quarta-feira – 19h

Palestra “Um Outro Pastoreio: Tudo é Uma Grande Invenção”

Projeto Livro Livre – Dentro da programação da Feira do Livro de Santa Maria

Feira do Livro – Praça Saldanha Marinho s/nº – Santa Maria – RS

> 10/05 – Terça-feira – 19h

Lançamento e palestra “Um Outro Pastoreio: Tudo é Uma Grande Invenção”

Livraria Cultura – Paço Alfândega – Rua Madre de Deus, s/nº – Recife – PE

> 11/05 – Quarta-feira – 20h

Lançamento e palestra “Um Outro Pastoreio: Tudo é Uma Grande Invenção

Câmara Municipal de Vereadores – Rua 15 de Novembro, 104 – Olinda – PE

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.