Na quinta-feira, 07/10, o início da turnê de divulgação da graphic novel “Um Outro Pastoreio”, do ilustrador Indio San e do jornalista e músico Rodrigo dMart, foi em Pelotas, uma das cidades mais úmidas do planeta, que fica cerca de 250 km ao sul de Porto Alegre.

Os autores realizaram palestra e sessão de autógrafos no Instituto João Simões Lopes Neto, espaço cultural de preservação e promoção da obra do escritor.

Indio San e dMart tiveram o privilégio da presença de Maria de Lourdes Martins Canini, professora de historia e filosofia, esposa do cartunista e ilustrador Renato Canini. Juntos, o casal, escreveu a apresentação da novela gráfica. Infelizmente, por motivos de saúde (uma gripe forte), o mestre Canini não pode comparecer.

Mas a principal revelação que aguardava os autores foi saber que a Lenda do Negrinho do Pastoreio estava completando 100 anos da primeira publicação.

A história foi publicada no livro “O Cancioneiro Guasca”, em 1910, através de uma iniciativa de amigos, transformados em editores, e do próprio Simões. De maneira semelhante, a novela gráfica “Um Outro Pastoreio” se tornou realidade. Uma coincidência arrepiante.
Depois de muita chuva, a natureza se fez fiel. Na viagem de Pelotas à Santa Maria, no coração do estado do Rio Grande do Sul, a trupe captou belas imagens.
Durante a turnê, a dupla realizou diversas entrevistas e recebeu presentes.
O projeto tem atraído a curiosidade de jornalistas e do público por conta do projeto de microfinanciamento e pela mistura de linguagens das história em quadrinhos, literatura, fotografia, ilustração digital, design e teatro de bonecos.
Na manhã de sábado, 09/10, “Um Outro Pastoreio” foi lançado na livraria da CESMA, Cooperativa do Estudantes de Santa Maria, um espaço que compreende biblioteca, café, papelaria, auditório, galeria e clube de cinema, no centro de Santa Maria.
À convite do professor André Dalmazzo, Indio San e dMart realizaram uma palestra no Centro de Artes, da UFSM, para cerca de 30 novos amigos.
Depois, a caravana prossegue para São Paulo no final de semana: sexta-feira, 15/10, 19h, na Livraria da Vila na rua Lorena e, domingo, 17/10, 14h, no Pixel Show Internacional, feira de arte e design que ocorre na Fecomércio.
E a caravana segue!
Força gurizada,o Pastoreio não para mais!
Abraço!
valeu gurizada, vocês vão longe.Sucesso, muito sucesso, estou torcendo por vocês.Show absoluto.abraços silvia
valeu gurizada pelo sucesso. Vocês vão longe, muita fé e acreditem vocês são muito bons. Estou torcendo muito. Bjos silvia