A artista visual apresenta sua segunda exposição individual na galeria do Espaço Cultural ESPM (Guilherme Schell, 268), de 06/10 a 05/11, em Porto Alegre.
“Imagens Marionetáveis” trata de manipulação. Em um mundo cada vez mais midiatizado e interconectado, Yara Baungarten investiga as possibilidades de interação entre a imagem – estática e em movimento – e o teatro de bonecos. O resultado é que artista acaba por “marionetar imagens”.
“A hibridação das linguagens permite marionetar fotografias e vídeos digitais, criando personagens com os quais desenvolvo atos de manipulação. Deste processo, resultam animações videográficas, takes fotográficos e storyboards que são um esboço quadro a quadro de cada manipulação”, explica Yara Baungarten.
Em sua primeira mostra individual – a série de monotipias “Quadrado do Espírito” (2008) – a artista se inspirou nos alquimistas do século XVI, como as obras geométricas do teólogo e filósofo Giordano Bruno. Agora, a alquimia ocorre no próprio trabalho: nas reações que acontecem entre as linguagens do vídeo, da fotografia e das artes cênicas.
Conforme afirma a artista: “É uma fotografia. Um boneco. É um teatro de bonecos. E é ainda uma fotografia. E agora é o movimento de uma fotografia. É um vídeo. Transita entre a prática fotográfica, as técnicas de manipulação, a interação teatral das formas animadas e a videoarte. Conta uma história. É uma ficção.”
O projeto teve início em 2000, quando Yara realizou coberturas fotográficas em festivais de teatro de bonecos no Brasil. Em 2007, este material serviu como ponto de partida para novas experimentações em uma especialização em Poéticas Visuais.
A exposição “Imagens Marionetáveis” reúne fotografias, storyboards e diversos vídeos. Estão lá a trilogia videográfica “Articulações Ficcionais para um Teatro Fotográfico de Bonecos” – trabalho dividido em três atos: “Ça Valait La Peine”, “A Bailarina” e “So Tired” – além de “Esforço”, “Perdido”, “Andando” e “Bailando”.
A exposição “Imagens Marionetáveis”, de Yara Baungarten, abre no dia 06/10, quarta-feira, às 19h, no piso superior da Galeria do Espaço Cultural ESPM (Rua Guilherme Schell, 268), em Porto Alegre. Fica aberta para visitação até o dia 05/11.
1 comentário Adicione o seu