During the creation and production of the exhibition “Doubles Tips / Tips Doubles”, Yara Baungarten and dMart worked with video and photography. It is a series of four works: two of them made before the show and two were conducted with the material captured in the opening performance of the haircut. Yara and dMart talk about the process and the motivations of these videos. The second is “wire-fusion-hair”. The exhibition and performance took place in Jabutipê studio and gallery in May and June, in Porto Alegre, Brazil.
Trabalhando com fios e formas capilares para a exposição “Duplas Pontas / Pontas Duplas”, fomos experimentando e relembrando processos para formatar o conceito da mostra. Em momentos íntimos e caseiros, criamos “Chumaços” e “FioFusãoBelo”.
Amontoados os fios e os chumaços em cima de uma mesa, fomos passando a câmera digital para captar as pontas duplas da barba. Esse modelo de máquina compacta, revolução da indústria e da forma de nos relacionarmos com a imagem, faz de tudo. Filmando com ela, e querendo uma maior aproximação do “objeto”, acoplamos – manualmente- uma lente de máquina fotográfica analógica. Com o velho truque dos tempos de faculdade, o da “lente invertida” que simula uma lente macro, tivemos automaticamente uma fusão ocular.
E com toda a tecnologia de pós-edição, não aplicamos mais nada à estética de “fioFUSÃObelo”. A trilha sonora mantém o sabor caseiro de toda a produção: é a banda The Dancing Demons tocando em ensaio a composição “Quando John Cassidy encontra João Pequeno – ou Charles Bronson Macunaíma”.
Desta captação, tiramos alguns dos melhores frames fotográficos que apresentamos na exposição “Duplas Pontas / Pontas Duplas”, que teve dois motes principais: identidade e cumplicidade. O projeto mesclou fotografia, vídeo, música, escultura e corte de cabelo. A exposição/performance de Yara Baungarten e dMart, ocorreu na Jabutipê Atelier e Galeria entre 15/05 e 05/06 deste ano. A galeria está localizada no centro histórico de Porto Alegre (Brasil). Um espaço muito bacana coordenado pelo artista plástico Antônio Augusto Bueno.
Os eventos relacionados com a mostra renderam mais dois vídeos, criados após a performance de abertura: “Corte de Cabelo” e “Projeção de Cabelo“. Acompanhe os próximos posts, pois vamos comentar todos eles.
2 comentários Adicione o seu